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Alguma vez você já tentou atualizar seu perfil no LinkedIn, mas, quando você digitou o texto, o LinkedIn lhe retornou uma mensagem de erro porque você ultrapassou os limites?

Isso é muito comum quando estamos preenchendo as seções do nosso perfil e mostra que estamos trabalhando no limite dos caracteres disponíveis, o que é muito bom. E caso você ainda não viu essa mensagem ou, mesmo se já viu, não vê com muita frequência, saiba que está desperdiçando uma grande oportunidade de vitrine profissional e de demonstrar as suas habilidades, credibilidade, formação e realizações.

Vivemos na era do marketing de conteúdo e do marketing de atração (ou inbound marketing). Isso quer dizer que o consumidor hoje em dia (talvez faça mais sentido para você ter em mente que o seu consumidor seja, por exemplo, o headhunter, o parceiro de negócios, o lead etc) está se habituando com a ideia de receber conteúdo de qualidade e, só depois disso, decidir pela compra. Na realidade, é muito mais do que isso, mas estou buscando apenas fazer uma correlação com a importância de desenvolver um perfil do LinkedIn com conteúdo de primeira qualidade.

Algumas pessoas conhecidas não fazem uso de todos os caracteres disponíveis no perfil do LinkedIn e isso pode ter algumas consequências. Por exemplo, tomando o caso acima de um headhunter, parceiro de negócios ou cliente em potencial, vamos imaginar que ele ou ela entrou no seu perfil. O que essa pessoa vê de conteúdo no seu perfil acima da dobra (dobra da tela, ou como os americanos falam, above the fold) é crucial para que ela prossiga lendo o restante ou não.

Fora isso, o LinkedIn tem um algoritmo de buscas que guarda alguma semelhança com o algoritmo de buscas do Google, em que pese que as variáveis são diferentes, assim como os pesos dados a cada uma delas. Mas há um ponto central que é a densidade de palavras-chave. Se você não distribui adequadamente a sua palavra-chave ao longo das diferentes seções, ficará mais difícil para o LinkedIn lhe priorizar nas pesquisas quando alguém estiver procurando por uma nova contratação, novo produto ou serviço etc.

E você? Já sabe qual a sua palavra-chave?

Portanto, construir um perfil com conteúdo rico, otimizando a sua palavra-chave nas diversas seções e fazendo uso dos limites de caracteres disponíveis vai ser fundamental para que o seu perfil seja campeão, conquiste a atenção do usuário visitante e ele suba para o topo nas buscas.

Aqui segue então a lista de limites de caracteres em todas as áreas do seu perfil no LinkedIn:

  • Título profissional: limite de 120 caracteres;
  • Resumo: limite de aprox. 2000 caracteres;
  • URL personalizada do perfil público: limite de 30 caracteres;
  • Nome da empresa: 100 caracteres máximos;
  • Título da experiência profissional: 100 caracteres;
  • Descrição da experiência profissional: ao redor de 2000;
  • Interesses: 1000 caracteres;
  • Número de telefone: limite de 25 caracteres (visível somente para conexões de 1º grau);
  • Endereço: limite de 1000 caracteres (visível somente para conexões de 1º grau);
  • Habilidades: até 50 habilidades com 80 caracteres por cada;
  • Atualização do Feed de notícias do LinkedIn: você pode usar até 1300 caracteres. Isso se você for postar somente no LinkedIn. Se a tua ideia é postar no LinkedIn e, ao mesmo tempo, no Twitter, aí você deveria se adequar ao limite do Twitter, que ainda é de 140 caracteres.

Caso você tenha interesse em construir um perfil campeão no LinkedIn, descobrindo a tua palavra-chave, fazendo uso desta nas seções do perfil que podem ser otimizadas, criando um texto congruente com a sua carreira profissional e interessante para o visitante do seu perfil, me envie um email para mais informações: artur@icarreira.com.br

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