fbpx

Coaching é picaretagem? E reprogramação do DNA? Cura quântica? Essas dúvidas estão por aí na cabeça de muita gente, afinal, coaching entrou na vitrine e tem muita informação confusa circulando pela internet. Fica aqui que eu vou te contar por que você não deveria fazer coaching.

Eu sou Artur Cavalheiro, do iCarreira. Sou Master Coach certificado desde 2013, e executivo de vendas e marketing em multinacionais por quase 20 anos.


Neste artigo, eu vou responder: afinal, coaching funciona ou é coisa de picareta? Coaching é crime? Vale a pena fazer um curso ou passar por um processo de coaching?


Aqui no site do iCarreira, tem um link para você baixar gratuitamente o meu ebook sobre coaching. Esse material já foi baixado por milhares pessoas e é perfeito pra você que se interessa por esse assunto.

E que tal a gente começar esse papo com uma pergunta fechada à queima roupa? Responde pra mim: coaching é charlatanismo? A minha resposta é não, mas eu digo, sem sombra de dúvida, que há exceções. O coaching em si não é charlatanismo, mas existem pessoas despreparadas, que se dizem coaches, e que são verdadeiros charlatões. Não tenho medo nenhum de afirmar isso.


Pensa comigo: o problema do desemprego que atinge cerca de 12% da força de trabalho do nosso país últimos anos jogou milhões de pessoas na informalidade, na abertura de pequenos negócios e em empregos que não existiam a até pouco tempo. Um bom exemplo é o serviço de carros por aplicativo. Muita gente que estava sem trabalho entrou nesse mercado. E aqueles entregadores de bicicleta que trabalham 12 horas por dia para ganhar menos de 1 salário mínimo por mês?


Com esse quadro econômico tão difícil, é natural que as pessoas busquem maneiras mais fáceis de ganhar a vida e manter o sustento da família. Faz parte do inconsciente do ser humano: buscar o caminho, em tese, mais fácil. Mas esse “mais fácil” é somente em tese mesmo, porque, como já dizia o Milton Friedman, não tem almoço grátis.


Talvez você já tenha visto uma proposta de criminalização do coaching que foi registrada na plataforma de participação popular do senado federal. Ela foi iniciada por um sergipano de apenas 17 anos, que fazia curso técnico em informática e, segundo o texto original, o objetivo da proposta é impedir o charlatanismo de muitos autointitulados formados sem diploma válido e propagandas enganosas, como reprogramação do dna e cura quântica.

Confesso que eu não li a proposta completa. Mas quando olho para esses trechos tenho de admitir: essa proposta de criminalização faz muito sentido. Ora, convenhamos, como é que um coach pode prometer a reprogramação do DNA do coachee, do cliente? Isso é um verdadeiro absurdo! Não tem qualquer comprovação científica e nem mesmo tem sensatez!


E a cura quântica, então? Alguém pode tentar me explicar o que é isso? Tem um artigo aqui no site sobre o que não é coaching e, definitivamente, coaching não cura doenças ou transtornos mentais. Coaching é para quem já tem uma certa performance e quer aumentar, quer potencializar essa performance.


A verdade é que você não vai encontrar em nenhum curso de formação em coaching respeitado essa coisa de cura quântica e reprogramação do DNA. Eu fiz 3 cursos de formação na área e nunca tinha visto ou ouvido algo parecido com cura quântica ou reprogramação do DNA. E conheço pessoas que fizeram cursos de formação em outras instituições e também nunca tiveram contato com esses absurdos.


A verdade sobre isso é, das duas, uma: ou o suposto coach nunca fez um curso de formação decente, ou até fez o curso de formação, mas adicionou um tempero pessoal para dar mais “sabor” ou visibilidade. E ambos os casos são lamentáveis. São lamentáveis pois, se o camarada não fez curso de formação nenhum e ganha dinheiro se vendendo como coach, ele é, no mínimo, um explorador. E se ele fez o curso de formação, mas está acrescentando algo que não aprendeu no curso, ele está faltando com a verdade. Não foi isso o que ele aprendeu na formação. Ele não está mais fazendo coaching, mas alguma outra coisa.


É por essas e outras que eu defendo a regulamentação do coaching e que esses excessos sejam punidos. Não é possível que o coaching seja generalizado como charlatanismo e picaretagem por causa de pessoas que querem fazer um curso de fim de semana, virar coaches e banalizar uma metodologia que acelera resultados e transforma vidas e carreiras. Ou você acha que grandes empresas contratam coaches caríssimos à toa, simplesmente por que está na moda? Gente, isso não existe. Coaching dá resultado, mas precisa ser coaching de verdade, um coaching sério, feito por gente capacitada, com as competências e habilidades adequadas!


E sobre capacitação, não adianta o sujeito achar que vai fazer um curso de formação e vai atingir a plenitude do conhecimento pra atender pessoas. É como um profissional que acabou de sair da faculdade e vai iniciar a carreira. É necessário ter experiência pra desenvolver habilidades e ter segurança no exercício dessa atividade. assim como em qualquer outra. Achar que vai fazer um curso de fim de semana e vai poder viver de coaching é ilusão. Essa é uma mentira que as pessoas contam a si mesmas. Essa pessoa pode até ganhar algum dinheiro, mas logo, logo, o mercado vai acabar com ela. Só me preocupa o rastro de estragos que ela vai deixar pelo caminho, tanto pra clientes, como pra reputação do coaching em si. E infelizmente, esses casos têm acontecido aos montes.


E mesmo para aquelas pessoas que fazem um bom curso de formação, é fundamental continuar estudando e praticando. O aprendizado não acaba nunca. Lidar com pessoas é algo muito sério e complexo. O cidadão tem de ter, no mínimo, um certo preparo pra lidar com outras pessoas. Carl Jung disse o seguinte: “conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. Essa é uma responsabilidade muito grande e que todo coach tem de ter.


Mas então, tudo isso quer dizer que não vale a pena fazer um curso de formação e virar coach? Não, não é isso. Eu realmente acredito que um bom curso de formação vale muito a pena. E diria que o maior benefício não é a possibilidade de começar uma nova carreira. O maior benefício, de fato, é o autoconhecimento e as descobertas que o curso proporciona. Esse foi, de longe, o maior benefício que os cursos que eu fiz me proporcionaram. E o autoconhecimento é algo que nunca vão conseguir tirar de você. O autoconhecimento é algo que vai te tirar da vidinha superficial e te fazer mergulhar na profundidade da vida. E isso não tem preço.


Isso sem falar nas ferramentas e técnicas que você vai aprender num curso de formação, e que vai poder aplicar em si mesmo e em outras pessoas. É um conhecimento que muda a sua perspectiva de vida e de carreira.
Se você quer, de verdade, se tornar um líder melhor, uma pessoa melhor, um profissional melhor, ou ainda se tornar um coach pra ajudar pessoas, então um curso de formação pode ser algo bem interessante pra você. Um curso de formação de bom nível custa alguns milhares de reais. Você terá uma carga horária considerável; talvez o curso seja imersivo; você tenha de entregar um TCC; vai ter de fazer sessões de verdade etc. E é muito importante que seja assim. Então, escolha uma instituição respeitada e esteja preparado para o investimento financeiro e de tempo que uma boa formação exige.

Um curso de poucas horas com custo de apenas algumas centenas de reais realmente não habilita ninguém pra ser um bom coach. Essa história do cara que não deu certo em nada e resolve ser coach porque está na moda, é fácil e dá dinheiro, isso não vai se sustentar por muito tempo. Essas pessoas serão excluídos pelo mercado, porque são uma farsa. Elas não darão certo como coaches assim como não deram certo em outras atividades. E quem não apresenta resultado é eliminado. Tão simples quanto isso. Assim que elas perceberem que não darão certo como coaches, elas vão procurar a próxima onda do momento. Então, não demonize nem desacredite do coaching por causa dos oportunistas.


Agora, se você pensa em passar por um processo de coaching, preste atenção: se o que você precisa é resolver alguma questão de saúde mental ou psicológica, você não deveria fazer coaching. Coaching não serve pra isso. Se o que você espera é um aconselhamento ou orientações, você não deveria fazer coaching. Existem outras metodologias que são mais indicadas pra isso. Se o que você espera é receber dicas que vão simplesmente resolver sua vida sem que você precise fazer muita coisa, você não deveria fazer coaching. O coach não é um cara que dá dicas, e o resultado do processo vai depender, não só do desempenho do profissional, mas do comprometimento e ação do cliente. E se o que você quer é alguém pra massagear o seu ego e te dizer que você é um ser humano incrível e que vai dar tudo certo porque você pode tudo, basta pensar positivo, você definitivamente não deveria fazer coaching.


Para fechar esse nosso papo, se você tem dúvida se deve ou não fazer um curso de formação; ou quer mais autoconhecimento; quer se desenvolver como pessoa ou como profissional; quer conhecer mais sobre o coaching, programacão neurolinguística, eneagrama, ferramentas como DISC e MBTI; e quer fazer tudo isso online; eu tenho um curso para você. Já antecipo que o meu curso não é curso de formação, isto é, ele não te habilita a ser coach depois. O certificado que eu concedo é basicamente um certificado de conclusão, mas você não estará capacitado a atender outras pessoas. Faço questão de enfatizar isso pelo bem da profissão e reputação do coaching. O meu curso é muito completo, mas o propósito dele não é formar coaches. Eu tenho alunos que já eram coaches ao começar o curso, e eles me dão um feedback extremamente positivo. Eles dizem que aprenderam muito sobre a PNL e que o curso como um todo foi uma grande oportunidade de reciclar o conhecimento.

O curso coaching com PNL tem 41 vídeo aulas e é um apanhado completo para você entender o coaching e conhecer as principais ferramentas de auto-desenvolvimento. Se por qualquer motivo, você não quiser continuar no curso, você tem 15 dias pra solicitar o cancelamento e o valor é 100% devolvido. E se você prefere ler em vez de assistir, lá na plataforma do curso tem um pdf com toda a transcrição das aulas. Para mais informações, é só clicar no link que está aqui abaixo.


Se você gostou desse artigo, por favor siga-nos no Instagram e no YouTube. Um grande abraço e até o próximo artigo!

Receba nossos artigos!
Nós enviaremos por email todo novo artigo que for postado