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Este post é uma tradução do artigo originalmente publicado no site da revista norte americana Inc. com o seguinte título: Google Spent a Decade Researching What Makes a Great Boss. They Came Up With These 10 Things (https://www.inc.com/justin-bariso/google-spent-a-decade-researching-what-makes-a-great-boss-they-came-up-with-these-10-things.html).

 

“As pessoas se demitem dos chefes, não das empresas”

 

Todos nós já ouvimos a frase acima. Muitos de nós já experimentamos inclusive. Mas o que faz as pessoas deixarem o chefe em um primeiro momento? E se você por acaso estiver liderando uma equipe, quais as qualidades que podem te tornar um chefe melhor?

 

Esses foram algumas das perguntas que o Google se determinou a responder. Em 2008, eles começaram a pesquisar o que fazia uma pessoa se tornar um bom chefe, o que ficou conhecido como o Projeto Oxigênio. De início, eles identificaram oito comportamentos que eram comuns entre os gerentes de mais alta avaliação, e começaram a treinar todos os gerentes para desenvolver aqueles comportamentos. Com o tempo, o Google via uma melhora substancial nas métricas, tais como redução nos pedidos de demissão de funcionários, maior satisfação e melhor desempenho.

 

Mas enquanto a empresa crescia, as demandas sobre os gerentes também aumentavam. O Google continuou a sua pesquisa. Eles a refinaram e aprendiam ainda mais.

 

“Nós descobrimos que, com o tempo, as qualidades de um ótimo chefe no Google haviam aumentado e evoluído, juntamente com a própria empresa”, escreveram Melissa Harrel e Lauren Barbato no início do ano. Harrel trabalha como uma gerente de serviços de equipe e Barbato como uma analista de pessoas.

 

Depois de dar uma segunda olhada na pesquisa, o Google então “atualizou os comportamentos de acordo com a pesquisa interna e o feedback dos funcionários, e os colocou para serem testados”.

 

Isso resultou em uma nova lista, identificando dois comportamentos totalmente novos (números 9 e 10) e atualizando outros dois (números 3 e 6).

 

Aqui estão os 10 comportamentos dos melhores chefes do Google, juntamente com algumas dicas práticas sobre como desenvolver esses comportamentos. Você pode saber mais detalhes sobre desenvolver as suas habilidades de gestão com o livro EQ Applied: The Real-World Guide to Emotional Intelligence (em uma tradução literal, seria algo como Quociente Emocional Aplicado: O Guia do Mundo Real Para a Inteligência Emocional).

 

1. É um bom coach

 

Um bom coach evita a armadilha de resolver qualquer problema da equipe toda vez que algum desses problemas aparecem.

 

Ao invés disso, eles usam esses problemas como momentos de aprendizado. Eles guiam e compartilham insights no tempo correto, permitindo à equipe ganhar experiência valiosa ao longo do caminho.

 

2. Dá poder à equipe e não micro gerencia

 

Todo mundo odeia um chefe que gerencia o micro. Ao contrário, um bom líder de equipe confere liberdade às pessoas – para explorar novas ideias, para experimentar e desenvolver (e adaptar) o seu próprio estilo de trabalho.

 

Além disso, bons chefes se atentam para que os seus liderados tenham todas as ferramentas e flexibilidade de que precisam para realizar os seus trabalhos.

 

3. Cria um ambiente de equipe inclusivo, mostrando preocupação com o sucesso e o bem-estar do liderado

 

Ótimos chefes fazem da construção de confiança em suas equipes uma verdadeira prioridade.

 

Como o Google diz:

 

Em uma equipe com alta segurança psicológica, os colegas de equipe se sentem seguros para correr riscos. Eles se sentem confiantes que ninguém na equipe irá constranger ou punir (quem quer que seja) por admitir um erro, fazer uma pergunta ou oferecer uma nova ideia.

 

4. É produtivo e orientado a resultados

 

Os melhores gerentes tornam aqueles ao redor deles melhores também.

 

Eles percebem que as suas equipes são capazes e eles usam a inteligência emocional para motivar as pessoas e para ajuda-las a atingir todo o seu potencial.

 

5. É um bom comunicador – escuta e compartilha informação

 

Ótimos chefes são ótimos ouvintes – isso promove a compreensão. Eles também compartilham o que eles podem, já que se dão conta de que a transparência é benéfica para a equipe como um todo.

 

Eles elogiam sincera e especificamente, com rapidez e frequência. Mas eles também não deixam de dar feedback (negativo), se necessário – se preocupando em fazê-lo de uma maneira que seja construtiva e fácil de compreender.

 

6. Apoia o desenvolvimento de carreira e discute o desempenho

 

Ótimos chefes gostam de investir nos seus liderados. Eles dão opções de caminhos para a carreira, se atentando que nem todo mundo quer seguir a mesma estrada.

 

Eles também não impedem os seus liderados de ter ganhos pessoais. Ao invés disso, eles dão apoio aos membros da equipe e os ajudam a atingir os próprios objetivos.

 

7. Têm uma visão/estratégia clara para a equipe

 

Ótimos chefes sabem onde eles estão indo, e eles se preocupam que toda a equipe também saiba para onde estão indo – ao invés de mantê-los na mais completa escuridão.

 

Eles também são cuidadosos em comunicar o “escopo”, expectativas realistas com relação a ações específicas que são necessárias para executar a estratégia, e o papel de cada membro da equipe na entrega do resultado.

 

8. Têm habilidades técnicas chave para ajudar na instrução da equipe

 

Ótimos chefes entendem muito bem um trabalho e são exímios em antever como o trabalho vai ficar.

 

Se um chefe eficaz é trazido para um novo departamento, eles investem o tempo necessário para se familiarizar com o trabalho do dia a dia dos seus liderados e os seus desafios. Isso lhe conquista o respeito da sua equipe.

 

9. Colabora com toda a empresa

 

Alguns chefes criam silos, gerenciando as suas equipes com uma mentalidade “nós versus eles”, competindo contra outras equipes dentro da mesma empresa.

 

Ótimos chefes têm a capacidade de ver a fotografia completa e trabalhar para o bem da empresa como um todo.

 

10. É um excelente tomador de decisões

 

Ótimos chefes assumem a liderança. Eles tomam decisões difíceis e se preocupam que todo mundo compreenda as razões por trás de cada decisão.

 

Assim, todos se comprometerão a seguir adiante e implementar aquela decisão.

 

É claro que o primeiro passo – identificar os comportamentos de um gerente eficaz (e as dias para desenvolvê-los) – é fácil. A execução é a parte difícil.

 

Mas são chefes assim que irão ajudar os seus colaboradores – e a sua empresa – a realizar coisas excelentes.

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