fbpx

 

Este artigo é uma tradução do texto originalmente publicado no site da revista Inc. com o título: The 8 Best Interview Questions You Could Ever Ask (https://www.inc.com/jim-haudan/the-8-best-interview-questions-you-could-ever-ask.html).

 

Eu entrevistei um monte de pessoas na minha carreira para todos os tipos de posição e com diversas experiências. A maior parte das pessoas tem perguntas favoritas e algumas acreditam que certas questões podem rapidamente revelar o que elas precisam saber sobre a adequação do candidato à cultura e à posição.

 

Os líderes com maior sucesso em contratar talentos geralmente gostam de fazer referência às questões que confirmaram se um candidato daria certo ou não para a vaga. Eu fiz disso um hobby, ou seja, considerar as questões que realmente me fizeram pensar e refletir, ao invés daquelas que dificultam a vida do entrevistado em se preparar para a entrevista, já que as primeiras são muito mais reveladoras.

 

Normalmente, eu pergunto às pessoas de diferentes áreas sobre quais as suas questões chave e por que elas são tão importantes assim. Aqui estão as melhores que eu reuni até o momento:

 

1. Quais são os fracassos que você mais celebra?

 

Esta questão é a espinha dorsal de uma efetiva entrevista, onde você pode aprender um monte a respeito de um candidato a emprego ou parceria. Todo sucesso é resultado de transformar fracassos em insights e até mesmo em novas mentalidades. Se alguém vê o fracasso como algo a ser evitado a qualquer custo, você pode praticamente predizer que ele ou ela não terá sucesso.

 

2. Quais são as qualidades que você gosta menos e mais a respeito dos seus pais?

 

Esta questão é especialmente interessante. Quando eu a vi pela primeira vez, ela me fez pensar e resumir os pensamentos que eu vinha tendo comigo mesmo há um bom tempo. Mesmo quando eu a leio agora, eu tenho opiniões muito fortes sobre o que eu busquei abraçar e o que eu decidi fazer diferente há algum tempo atrás.

 

3. Você trabalha smart ou você trabalha hard?

 

Boa questão. Não permita que a pessoa responda ambos.

 

4. Se você pudesse voltar cinco anos atrás, qual conselho você daria a si mesmo?

 

Esta é a minha segunda pergunta preferida por revelar muito sobre alguém. Ela requer insight, vulnerabilidade e comprometimento para responder com autenticidade. As respostas falsas são como um polegar dolorido.

 

5. Como você se desenvolve fora do ambiente de trabalho?

 

Desenvolvimento pode ter diversos formatos e tamanhos. Ele pode ser encontrado em um hobby, na busca de um propósito ou em uma disposição por explorar.

 

6. É melhor ser extraordinário e atrasado ou bom e pontual?

 

Como todas questões paradoxais, a simples resposta seria ser tanto pontual quanto extraordinário. Mas não deixe os seus candidatos darem essa resposta. Eles devem escolher apenas uma. A segunda parte da questão e igualmente importante é: por que você escolheu essa?

 

7. No que você tem mais curiosidade na vida?

 

Peça ao candidato para se expressar em uma questão. Eu fiz isso com estudantes de segundo ano do ensino médio com alto potencial e as suas “perguntas curiosas” me impressionaram. Questões como: quando você morre de morte natural, do que você morre? Ou, se você precisa de oxigênio para ter um incêndio, como o sol pode queimar e brilhar no céu sem oxigênio? Eu teria contratado cada um deles depois da nossa conversa.

 

8. Qual é a coisa mais corajosa que você já fez na vida?

 

Todos parecem ter uma definição diferente de coragem. É ao mesmo tempo revelador e informativo pedir às pessoas para compartilharem as suas experiências com você.

 

Você já ouviu essas perguntas antes? Quais questões você faz aos seus candidatos? Quais aquelas que você acha mais reveladoras?

Receba nossos artigos!
Nós enviaremos por email todo novo artigo que for postado