fbpx

 

Este post é a tradução do artigo publicado no site da revista americana Entrepreneur com o seguinte título: 5 Simple Job Hunting Techniques to Land Your Dream Job (https://www.entrepreneur.com/article/316552).

 

Pesquisa disponível mostra que mais da metade das pessoas que estão atualmente empregadas está considerando mudar de emprego. Além disso, mais da metade das pessoas atualmente empregadas sente que elas têm um emprego e não uma carreira.

 

Independente se você ter acabado de sair da faculdade e estar procurando pelo primeiro emprego, ou se você estiver cansado do seu trabalho atual e precisar de um emprego novo, conhecer técnicas de busca por uma nova vaga vai te possibilitar claramente um diferencial. A seguir, mostramos cinco técnicas aparentemente simples, mas bastante efetivas que irão te levar mais perto do emprego dos teus sonhos.

 

1. Invista mais tempo no seu currículo

 

O seu currículo vai provavelmente influenciar mais as suas chances de ser contratado do que qualquer outra coisa. Pesquisa mostra que o recrutador típico irá gastar cerca de 3,14 minutos lendo o seu currículo e vai tomar a decisão se deve ou não te chamar para uma entrevista ainda no primeiro minuto da leitura do seu CV. Consequentemente, 1 em 5 recrutadores vai rejeitar um candidato antes que eles tenham terminado de ler o currículo do candidato.

 

Em essência, o seu currículo pode atrair ou repelir os empregadores – o que significa que você deveria investir mais tempo nele. Aqui estão algumas dicas bem rápidas:

 

  • Revise cuidadosamente e edite o seu currículo: pesquisas mostram que 59% dos recrutadores vão rejeitar um candidato por causa de erros de gramática ou de digitação – uma vez que isso é normalmente indicativo de desleixo e da falta da atenção do candidato a detalhes.

 

  • Mantenha tudo de forma simples e vá direto ao ponto: evite querer ser esperto demais. Apenas vá direto ao ponto e mantenha as coisas simples. Pesquisa mostra que mais da metade dos recrutadores rejeita candidatos devido ao uso exagerado de clichés ou por tentar parecer esperto demais. O mesmo acontece com o design: mais de 40 por cento dos recrutadores rejeitam candidatos devido a um design exagerado, fontes inapropriadas, imagens de clipart ou emojis. Basicamente, procure ser o mais simples possível.

 

2. Faça uso de vários CVs diferentes

 

Muitos daqueles que estão buscando por um emprego têm a impressão de que um currículo tem de ser fixo e consistente ao longo de todos os esforços e pesquisas de vagas. Não necessariamente. Se você não tem usado isso ainda, ter vários currículos pode lhe dar uma vantagem no que se refere a conseguir o seu emprego dos sonhos.

 

Ter múltiplos currículos pode ser extremamente útil em diversos cenários. Por exemplo, você pode estar procurando por uma posição diferente no mesmo segmento de mercado ou por uma mesma posição em mercados diferentes. Você pode estar também considerando uma opção que lhe permita trabalhar em home office. O seu currículo deveria incluir informação relevante que indique o fato de você ser qualificado para a vaga ou para o tipo de vaga na qual você está interessado. Ao invés de ter de modificar o seu currículo para cada nova candidatura a vaga (aumentando as chances de erros), você pode simplesmente empregar o uso de múltiplos currículos.

 

3. Consiga uma recomendação de alguém de dentro da empresa

 

Uma outra maneira aparentemente simples (embora muito efetiva) de conseguir o emprego dos sonhos é por meio de uma recomendação de alguém de dentro da organização em que você quer trabalhar. Com uma recomendação dessas, as chances ficam em seu favor para conseguir o tal sonhado emprego.

 

Basta dar uma olhada nas seguintes estatísticas:

 

  • Cerca de um terço das contratações externas em organizações é atribuída a referências.
  • 80 por cento dos empregos não são postados online.

 

Em essência, não apenas você não saberá da maior parte das vagas na empresa dos seus sonhos porque elas não são postadas online, mas a decisão de contratação será altamente direcionada em favor daquelas pessoas que foram recomendadas por alguém já trabalhando na empresa contratante.

 

Se você está interessado em trabalhar em uma organização qualquer e tem um contato naquela empresa, não espere pela postagem de uma vaga. Peça por recomendação para as pessoas que tomam as decisões de contratação e demonstre o seu interesse.

 

4. Utilize bem o seu email

 

Geralmente, é difícil ver a conexão entre as suas habilidades com email e a possibilidade de você ser contratado. Mas a experiência prática e pesquisas mostram que o seu email representa um elemento muito importante. De acordo com pesquisa do site CareerBuilder, mais de 20 por cento dos gerentes contratantes não vão contratar um candidato que não tenha enviado um email de agradecimento depois de uma entrevista.

 

Em outras palavras, mesmo que o seu processo de candidatura não tenha ocorrido online, encontrar o endereço de email do seu contratante e enviar um simples email de agradecimento depois de ser entrevistado pode te deixar mais próximo de conseguir a vaga.

 

Se, por outro lado, o seu processo de candidatura envolve usar o email, aqui estão algumas dicas para você:

 

  • Assegure que o seu email seja personalizado e o envie para a pessoa certa: isso mostra que você fez a lição de casa e te diferencia da multidão. Pesquisa também mostra que emails personalizados tendem a ter mais aberturas e respostas.

 

  • Use o princípio KISS (keep it simple stupid – algo como ‘mantenha a simplicidade, seu cabeção’): mantenha tanto o título como o corpo do email curtos e simples. Um estudo envolvendo 1.000 executivos nas empresas da Fortune 500 e Inc 500 descobriu que títulos simples, claros e que despertem a curiosidade resultam em mais aberturas de emails do que títulos mais longos.

 

  • Não atrase o seu follow up. Se você não tiver retorno dentro de 48 horas, faça um follow up. Um estudo da USC Viterbi School of Engineering, que analisou 16 bilhões de emails, descobriu que 90 por cento das pessoas que não respondem os seus emails dentro de 48 horas tendem a não responder nunca mais. Em outras palavras, se já se passaram dois dias e você não recebeu nenhum retorno, então é provável que você não o receberá nunca mais – portanto, não deixe de fazer follow up.

 

5. Crie um website demonstrando a sua habilidade e capacidade de trabalhar na posição desejada

 

A maioria dos especialistas em emprego irá te aconselhar a revisar o seu perfil do LinkedIn, ter uma boa experiência profissional e construir conexões sólidas para aumentar as suas possibilidades de uma nova vaga. Muito poucos, contudo, irão advogar em criar um website, embora isso possa seriamente aumentar as suas chances de conseguir o seu emprego dos sonhos. Dê somente uma olhada nos seguintes exemplos:

 

  • Matthew Epstein queria desesperadamente trabalhar no Google, mas não estava conseguindo. Ele decidiu criar um website focado em assuntos relacionados ao Google. O website viralizou, fazendo com que o Google entrasse em contato com ele, assim como muitas outras empresas que lhe ofereceram vagas de emprego. Embora Epstein não tenha aceitado o emprego no Google, ele teve diversas opções e decidiu trabalhar em outra empresa que lhe pareceu mais interessante.

 

  • Leslie Samuel conseguir o seu emprego dos sonhos como palestrante graças ao website de biologia que ele criou.

 

Depois de criar o seu website The Book Wheel, Allison Hitz conseguiu o seu emprego dos sonhos. Apesar de ter um título de mestrado, Hitz descobriu que os empregadores estavam mais interessados no website dela do que no seu título de mestre.

Receba nossos artigos!
Nós enviaremos por email todo novo artigo que for postado