fbpx

 

Este artigo é uma tradução do texto publicado no site da Fast Company com o seguinte título: 4 ways to make anxiety work for you (https://www.fastcompany.com/40590831/4-ways-to-make-anxiety-work-for-you).

 

Nós estamos ficando mais ansiosos.

 

Uma pesquisa de março de 2018 da Associação Psiquiátrica Americana descobriu que 39% dos americanos relatam estar mais ansiosos do que no último ano. Preocupações sobre tudo, variando desde a saúde até as finanças têm nos feito sentir mais estressados.

 

Mas a palavra “ansiedade” é aquela que as pessoas tendem a usar em conversas casuais – e, às vezes, de forma problemática. Para alguns, a ansiedade é uma condição debilitante que nos mantém em um estado de “lutar ou correr” e afeta a nossa capacidade de agir normalmente. Para outros, a ansiedade é uma sensação extrema que pode ser aproveitada para melhorar a performance, diz a psicóloga clínica licenciada Alicia H. Clark, autora de Hack Your Anxiety.

 

Se a ansiedade está implacável e interferindo cronicamente na vida diária, é uma boa ideia consultar um médico ou profissional da área de saúde mental. Mas a ansiedade moderada pode ser útil, diz Clark. “Ela sempre está tentando nos dizer alguma coisa sobre a qual nós devemos prestar mais atenção. Alerta-nos de coisas que nós podemos estar desprezando”, ela acrescenta. Tente estas quatro formas de aproveitar aquele sentimento de ansiedade e faça-a trabalhar para você.

 

Nomeie o sentimento

 

Quando a sua ansiedade estiver causando desconforto, explore o que está te fazendo sentir daquela forma, Clark diz. Explore o medo ou o nervosismo e trabalhe em descobrir o que a está causando. O que está te fazendo ficar ansioso? Por que você está se sentindo assim? Uma vez que você consiga nomear o sentimento especificamente, você pode começar a resolvê-lo e mudar o seu pensamento a respeito dele, ela complementa.

 

Por exemplo, se você estiver fazendo uma apresentação para um novo cliente e a sua ansiedade está impedindo você de dar o seu melhor, pense sobre o porquê você está se sentindo daquele jeito. Pode ser porque você esteja inseguro sobre as suas habilidades de apresentação e você necessite de mais prática. Pode ser porque você realmente precisa daquela venda e está preocupado que pode não se sair tão bem. Todas essas são razões válidas para se sentir ansioso, mas têm soluções diferentes, ela diz. Deixe a ansiedade te dizer o que você precisa endereçar para ter uma performance melhor.

 

Confronte a sua ansiedade

 

Às vezes, a ansiedade está tentando nos alertar de algo ou compartilhar uma mensagem sobre um risco ou circunstância, diz a terapeuta e coach de carreira Lauren Appio, PhD e fundadora da Appio Psychological Consulting, na cidade de Nova Iorque. “Geralmente, essa é a razão pela qual as pessoas vão para a terapia, de forma que elas possam ficar mais antenadas com esses sinais, quando você tende a dizer ‘ok, o que eu sei sobre mim mesmo é que eu tendo a ter esse tipo de reação em situações onde eu me sinto incompetente ou inadequado’”, ela diz. Pense sobre os sinais de alerta que residem na sua ansiedade e o que você precisa fazer para ser capaz de eliminá-la.

 

Disperse ou “dilua” a sua ansiedade

 

Se os seus sentimentos de ansiedade são muito intensos, dê a si mesmo um tempo, diz Ashley Hampton, PhD e psicóloga em Trussville, Alabama, que é especializada em produtividade empresarial. A sua habilidade em fazer isso pode variar, dependendo da situação. Se você está prestes a falar diante de um grupo de pessoas, você pode precisar fazer alguns exercícios de respiração. Se você está ficando aflito com um grande projeto, pode precisar dar um tempo nele e ir dar uma caminhada, ou fazer alguma atividade que não requer muito envolvimento mental, a fim de se distrair um pouco, ela diz.

 

A meditação também pode ser útil. Um estudo da Universidade de Waterloo descobriu que apenas 10 minutos de meditação ajudam pessoas ansiosas a terem maior foco. Fora isso, a meditação proporciona uma série de outros benefícios.

 

Reformule ou “reenquadre” a sua ansiedade

 

Uma vez que esteja clara a razão por trás dos seus sentimentos, você pode começar a pensar neles de formas diferentes – também chamado de reenquadramento – para o seu próprio bem. A ansiedade, quando não é angustiante, pode refinar o seu foco e melhorar a sua performance, Clark diz.

 

Assim, ao invés de ficar com medo do desafio que você está enfrentando, trabalhe em focar na oportunidade que o desafio lhe proporciona. Pense sobre os aspectos positivos de estar animado com relação à apresentação e o benefício potencial que ela representa. Um estudo de 2017 publicado no Journal of Individual Differences revelou que pessoas que reconhecem a sua ansiedade foram capazes de usá-la para as motivar.

 

Enquanto mais pessoas sentem os desafios da ansiedade, ouvir os recados dela e encontrar maneiras de resolver os aspectos negativos e canalizar a sua força para performance são habilidades importantes para se dominar.

Receba nossos artigos!
Nós enviaremos por email todo novo artigo que for postado