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Este post é uma tradução do artigo publicado no site da Fast Company com o seguinte título: Use this 15-minute checklist to prepare for a job interview (https://www.fastcompany.com/90200933/use-this-15-minute-checklist-to-prepare-for-a-job-interview).

A sua entrevista de trabalho será daqui a alguns poucos dias e você está se sentido despreparado. Você tem lido e relido o anúncio da vaga cerca de 67 vezes e você se acha super adequado para a posição, mas você realmente não consegue mais pensar em nada de diferente que possa fazer.

 

Não sofra mais. De fato, você pode somente precisar de mais uns 15 minutos para se preparar. Assim, aqui está o que você deve fazer:

 

1. Confirme com quem você irá conversar

 

Um minuto. Se o gerente contratante ou uma pessoa do RH agendou a sua entrevista e não disse explicitamente com quem você estará conversando, não assuma que você falará com eles ou somente com eles. Não é de todo incomum para os gerentes contratantes de lhe pedir para falar (de última hora) com outra pessoa da equipe que esteja disponível. Disparar um rápido email como este os influencia a planejar o encontro, ao invés de lhe surpreender:

Olá, Kamala. Eu estou muito animado em estar aí na terça feira. Eu apenas gostaria de confirmar que estarei conversando com você e com o Jarrod. Você poderia por favor me dizer se há mais alguém com quem eu deverei me encontrar ou conversar? Muito obrigado!

Aperte ENVIAR e siga adiante.

 

2. Confira o LinkedIn e o Twitter do entrevistador

 

Cinco minutos. É possível que você esteja mais familiarizado com a descrição da vaga do que com as responsabilidades e trajetória profissional do seu entrevistador. Uma vez que você se deu conta de quais pessoas estarão presentes na entrevista, chegou a hora de conhecer melhor um pouquinho quem elas são.

O LinkedIn é um dos melhores e mais óbvios lugares para começar. Observe as suas posições anteriores (incluindo aquelas que essas pessoas tiveram em outras empresas), tome nota de quanto tempo elas têm trabalhado na empresa, e depois siga para o final do perfil: se há recomendações e se outras pessoas endossaram as habilidades do entrevistador, isso pode lhe dar uma indicação de como o possível futuro chefe pode ser e de quais são as suas qualidades. Algum ponto comum nos elogios que os colegas dele têm compartilhado? Obviamente, você somente vai encontrar feedback positivo nessas seções, mas isso pode ainda lhe ajudar a compreender melhor questões acerca do seu estilo de gestão.

 

O Twitter é muito útil também. Quais artigos o seu entrevistador tem compartilhado? Os tweets dele são de opiniões e casuais, ou eles soam mais sérios e formais? Essa é certamente uma avaliação imperfeita, mas pode lhe ajudar a entender a personalidade do entrevistador, os seus interesses e os seus valores.

 

3. Alinhe a sua resposta sobre “quem é você”

 

Sete minutos. Há uma boa chance do seu entrevistador abrir a entrevista com alguma forma de “fale-me um pouco sobre você” ou uma variação mais longa: “conte-me um pouco sobre você e o que lhe interessa nessa posição”. Assim, planeje a sua resposta usando bullet points a fim de manter as coisas curtas e objetivas.

Como a Isabel Thottam, do Glassdoor, pontuou recentemente, tudo diz respeito à primeira impressão. Assim, você vai querer evitar compartilhar uma longa história. “Pule a sua história de vida e fale duas ou três frases sobre a sua carreira e como você acabou chegando nesta entrevista e se candidatando a essa vaga”, ela explica. “Você não precisa ser tão detalhista. Haverá várias outras questões a frente. Você apenas quer deixar o entrevistador com uma curiosidade suficiente para querer saber mais sobre você ao longo da entrevista”.

Tire alguns poucos minutos para rabiscar essa narrativa e repita-a (vagamente, não palavra por palavra) até de alguma forma memorizar.

 

4. Pense em uma ótima pergunta para fazer

Dois minutos. Tenha uma questão realmente precisa na manga que você possa fazer para o gerente contratante. É claro, você pode fazer um brainstorming de três ou cinco se você tiver tempo, mas entrevistas tendem a demorar mais tempo do que o planejado. Assim, pense sobre a coisa número 1 que você realmente gostaria de saber.

Não está certo do quê perguntar? Algumas poucas e boas perguntas que você pode fazer, dependendo do seu estágio de carreira, são questões objetivas do tipo: como o desempenho é medido, quais as expectativas para a posição, como se dá o avanço na carreira naquela empresa e muitas outras. E, fora essas, você poderia fazer perguntas para compreender como é a cultura da empresa.

Mas quando estiver em dúvida, apenas pergunte algo que demonstre a sua curiosidade. De acordo com o psicólogo e expert em talentos Tomas Chamorro-Premuzic, “estar apenas curioso é uma tremenda habilidade profissional”. Ela é “o precursor do aprendizado rápido e efetivo, e portanto da adaptação à mudança, ao invés de sucumbir a ela”, ele explicou em uma coluna recente na Fast Company. Ele sugere questões qualitativas do tipo: “por que você vê X como sendo importante?” ou “como você vê Y mudando no futuro?”.

Isso pode ajudar entrevistadores a ver que você está pensando a frente e considerando como a posição se encaixa em um panorama organizacional maior, e isso faz algo ainda mais fundamental: a curiosidade continuada é um sinal de que você está realmente interessado na vaga e dando muito valor a ela. No mínimo, você está desejando sair da sua entrevista convencendo os entrevistadores disso.

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