Confesso que não foi nada fácil iniciar este texto sobre a página “sobre”. O que tem bastante a ver com procrastinação (tema, aliás, que você terá alguns posts relacionados aqui no blog). Afinal, quem de nós não procrastina? Nem sequer um pouco? E por que será que nós temos dificuldade em rejeitar a gratificação instantânea e em priorizar o esforço de fazer algo que nos tirará da zona de conforto, mas que é para o nosso próprio bem?
Dizem que o sucesso está fora da nossa zona de conforto. E este blog tem um pouco de sair da minha zona de conforto. Ficar em nossa zona de conforto é a certeza de esperar ter os mesmos resultados de sempre. Assim, como já dizia o nosso amigo Einstein: loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual. Portanto, se nós quisermos ter resultados diferentes, nós precisamos mudar alguma coisa.
Mas para mudar alguma coisa e produzir mudança e resultados sustentáveis, é importante ter um porquê claro, isto é, ter um propósito bem definido (algo também que iremos comentar bastante aqui no iCarreira). De fato, gosto muito do assunto de missão e propósito de vida, pois acho que este assunto é a diferença entre sofrer um revés e recuar e sofrer um revés, aprender, mudar alguma coisa e prosseguir com resiliência e determinação.
Isso é o que faz com que empreendedores determinados construam negócios de sucesso e empreendedores sem a mesma determinação desistam facilmente. Exemplo similar poderia ter sido dado a outra categoria de profissional. Se o fiz para empreendedores é porque gosto bastante do assunto empreendedorismo. Aliás, já fui empreendedor no ramo de restaurantes, com 4 unidades, mas tive alguns contratempos e saí do negócio, sem dívida, mas também sem lucro (situação muito melhor, é verdade, do que muitos empresários, os quais precisam sair do negócio com dívidas estratosféricas).
Esta experiência empreendedora malsucedida foi extremamente bem sucedida em me fazer refletir sobre valores, missão, propósito, legado e outros mais. O fato de eu não ter resistido às intempéries daquele negócio me fizeram entender que aquele business não estava de acordo com o meu porquê (propósito).
Só vim a descobrir o meu propósito e missão depois de começar um processo profundo de autoconhecimento, o que significou fazer alguns cursos de formação em coaching (sou master coach), em programação neuro-linguística (PNL), em eneagrama (uma das melhores – senão a melhor – ferramentas de autoconhecimento com que eu tive contato até hoje), além de muita leitura (sou um ávido leitor – compro diversos livros antecipadamente e tenho um pipeline de mais de 40 livros separados para serem lidos!) e vários assessments e testes para compreender a minha personalidade.
Um dos pontos bacanas sobre o autoconhecimento é que você passa também a entender o outro. E com isso, o relacionamento com as outras pessoas tem uma melhora absurda.
Isso se refletiu em praticamente todas as áreas da minha vida: meu relacionamento com a minha esposa melhorou; passei a ter tempo de qualidade com os meus pais e parentes; acredito ter um reconhecimento dos meus colegas de trabalho e a recíproca é verdadeira; minha vida espiritual é mil vezes melhor do que antes; e, fora isso, o meu relacionamento comigo mesmo, ou seja, o meu diálogo interno é muito mais positivo do que antes do processo de autoconhecimento.
Isso tem tudo a ver com a nossa carreira, pois não há como dissociar vida pessoal da vida profissional e vice versa. É como a relação mente e corpo: quando o corpo vai bem, a mente é “ajudada” a também ir bem. Porém, quando a mente vai mal, o corpo tende a sofre o impacto, podendo até desenvolver uma doença.
É por isso que aqui no blog você vai encontrar muitos temas relacionados à carreira, mas também encontrará artigos sobre autoconhecimento, dicas de vida, relacionamento, coaching e outros.
O intuito é publicar material de qualidade, sem entrar em tantos detalhes (até porque o nosso tempo é bastante precioso e cada vez mais escasso), mas que pretendem incitar você à reflexão e, talvez, às respostas que vem buscando há algum tempo. Afinal, o coaching já diz que “as perguntas são as respostas”. Você já conhece as respostas, apenas não sabe disso ainda. Elas estão aí, em algum lugar escuro do seu ser, apenas esperando pelas perguntas certas que irão jogar luz sobre a escuridão e trazer clareza de entendimento.
Espero, portanto, que este blog possa ser fonte de descoberta e de grande impacto em sua vida. Se assim o for, te ajudarei a reafirmar ou a destilar o seu porquê e, certamente também, estarei cumprindo o meu próprio.