fbpx

 

Este post é uma tradução do artigo publicado no site da revista americana Entrepreneur com o seguinte título: Don’t Believe These 5 Myths About Becoming an Entrepreneur (https://www.entrepreneur.com/article/274090).

 

A ideia de se tornar um empreendedor é agradável para muitas pessoas, mas sonhos são normalmente colocados na geladeira devido a conceitos equivocados e a mitos. Conselhos ruins de indivíduos duvidosos, suposições erradas e notícias incompletas na mídia podem impedir alguém de querer seguir uma experiência empreendedora.

 

Aqui estão cinco mitos que você pode eliminar, imediatamente, sobre se tornar um empreendedor.

 

1. Você tem de nascer empreendedor.

 

Apesar de parecer que muitos empreendedores já nasceram com uma missão, isso não é um pré-requisito. Eu soube que o empreendedorismo era o meu caminho em uma idade ainda jovem, quando o meu pai me encorajou bastante a começar um negócio próprio.

 

Contudo, há também uma série de empreendedores de sucesso que saem do mundo corporativo e de uma vida tradicional das 9 h às 17 h. Você só precisa ter coragem para dar o salto e tenacidade para batalhar durante os altos e baixos até você realizar aquilo que planejou.

 

Há muitos recursos disponíveis para aspirantes a empreendedores – encontros locais, grupos de empreendedorismo e até mesmo espaços de co-working – todos aí para ajudar qualquer pessoa a ter sucesso se ele ou ela desejar se lançar na empreitada.

 

2. Você precisa de muito dinheiro para começar um negócio (não se preocupe: investidores estão quase implorando para injetar dinheiro em você).

 

Apesar de não ser nada mal contar com um capital substancial para começar um negócio, isso não é necessário. Se o capital de uma startup é mínimo, você vai precisar dar um jeito para fazer a empresa crescer, pois o dinheiro do investidor não é tão abundante como a mídia gosta de pintar o quadro. A realidade é que menos de 1% das startups consegue levantar capital.

 

Dar um jeito, portanto, pode significar ir mais lentamente do que o crescimento desejado, mas olha só alguns dos benefícios:

 

  • Você retém 100% da participação acionária;
  • Você consegue tomar decisões rápidas sem necessitar de aprovação de ninguém;
  • O negócio é seu de verdade.

 

Eu me virei com o crescimento do meu negócio próprio e, embora extremamente difícil, os meus esforços foram também extremamente recompensadores. As lições que você aprende ao longo do caminho não têm preço e irão te fazer um melhor empreendedor.

 

3. Você precisa de uma ideia completamente diferente e única a fim de ter sucesso.

 

Às vezes, as ideias mais bem sucedidas envolvem leves mudanças em produtos ou serviços já existentes. Você não precisa necessariamente reinventar a roda. Você só tem de fazer melhor.

 

Olhe, por exemplo, o Uber. Os táxis estão por aí há muito tempo e são algo que as pessoas usam todos os dias. O Uber não reinventou o transporte. Ele simplesmente fez o transporte ficar mais conveniente.

 

Se o Uber não tivesse sido criado, as pessoas ainda estariam usando os táxis tradicionais para andar pelas cidades. Com o Uber, os consumidores agora têm uma escolha: chamar um táxi tradicional que pode cheirar como um mictório (tomara que não), ou usar o aplicativo do Uber e experimentar uma corrida bastante agradável.

 

A sua ideia não tem de ser única, mas ela tem de ser melhor do que qualquer outra opção no mercado.

 

4. Você tem de tomar decisões arriscadas e de forma ousada e arriscada.

 

Geralmente, você vai ouvir falar sobre empreendedores que hipotecaram a sua casa ou rasparam as suas economias e as reservas para a universidade dos seus filhos para começar um negócio. A mídia adora estas histórias, já que elas adicionam o elemento de risco e incerteza para um a história que, de outra maneira, seria talvez sem graça.

 

Ser um empreendedor não precisa se igualar a uma noite de apostas numa roleta russa. Defina o seu plano para que você esteja totalmente confortável com o seu nível de risco. Se isso significa continuar trabalhando em seu emprego das 9 h às 17 h, enquanto também inicia o seu negócio próprio à noite, que assim seja.

 

5. Você tem de ter bons contatos.

 

Conexões e “quem você conhece” ajudam? É claro que ajudam, mas não deixe que a falta de contatos te afaste de realizar os seus sonhos. Os contatos sozinhos não são garantia de sucesso. Um empreendedor preguiçoso com contatos vai ser derrotado por alguém com uma melhor ética de trabalho, independente das suas conexões e de seus contatos.

 

Se um contato específico vai fazer a grande diferença no sucesso do seu negócio, então comece a bater na porta para que essas conexões aconteçam. Eu fiz conexões muito valiosas por meio de email, networking em conferências e usando mídias sociais. Por vezes, entrar no radar de alguém requer alguma tática inteligente de relacionamento, mas um empreendedor determinado irá encontrar uma maneira de fazer isso ocorrer.

Receba nossos artigos!
Nós enviaremos por email todo novo artigo que for postado