É fato que mais e mais empresas hoje mundo afora estão usando o LinkedIn para contratar. E com o aumento do número de usuários (já são mais de 500 milhões de pessoas globalmente), é bem provável que esse fenômeno se intensifique.
Definitivamente, os tempos em que vivemos são outros. Eu mesmo já vivi na época dos anúncios de vagas de emprego em classificados de jornais, passando pelo surgimento de sites de emprego, como Catho, Vagas e outros, até culminar no LinkedIn. É bem verdade também que todas estas formas de anunciar vagas de emprego coexistem em 2017, mas é inegável que o LinkedIn vem despontando no Brasil como um ambiente propício para procurar emprego ou recrutar profissionais.
A questão é? Você está fazendo o que deve ou poderia para alavancar a sua carreira no LinkedIn? Você tem recebido convites para se conectar com headhunters? Tem recebido ligações para participar de processos seletivos?
A verdade é que o mundo mudou, mas às vezes continuamos a fazer as mesmas coisas de sempre. E o pior: queremos ter os mesmos resultados de antigamente! Como Einstein falou, fazer as mesmas coisas e querer resultados diferentes é loucura.
Hoje em dia, é importante que você proativamente envie convites de conexão para recrutadores. Da mesma maneira que é importante para você encontrar uma nova oportunidade profissional, é importante para o recrutador ter mais opções de candidatos a apresentar aos clientes deles. Assim, muito provavelmente, os convites de conexão que você enviar serão aceitos.
Note que você pode fazer isso não somente com consultores de empresas de recrutamento e seleção, mas também com pessoas do RH ou gestores da área das empresas onde você gostaria de trabalhar.
É bastante provável que estas pessoas, assim que surgir uma nova vaga, irão pesquisar no LinkedIn quais os perfis mais próximos do que estão buscando. Não se sabe todos os detalhes do algoritmo de busca do LinkedIn, mas é amplamente ventilado que, fatores como o grau de conexão, densidade de palavras-chave, posicionamento destas palavras-chave, número de recomendações e outros, interferem no seu posicionamento dentro da pesquisa.
Assim, as suas chances de ser encontrado aumentam na medida em que você se conecta com os recrutadores. Essa pode ser a diferença entre receber ligações para participar de processos ou não.
O outro aspecto extremamente importante é ter um perfil otimizado, com palavras-chave ao longo das seções, aproveitando os limites de caracteres de cada seção e chamando a atenção do recrutador com muitas realizações e números que demonstrem as suas conquistas profissionais. E preferencialmente, que você capriche no texto que fica acima da dobra, isto é, aquela primeira tela do computador do seu recrutador quando ele entra no seu perfil. Faça com que o recrutador tenha interesse em ler o restante do seu perfil e que ele pegue o telefone para te ligar.
Por fim, certifique-se de que a sua URL do perfil público está otimizada com a sua palavra-chave, que o seu setor esteja correto, assim como a sua localização, pois muitas vezes estes são filtros utilizados pelos recrutadores nas pesquisas.
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