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O presente artigo é uma tradução do post originalmente publicado pela revista norte americana Inc. com o seguinte título: The 8 Rules of Leadership by Jack Welch (https://www.inc.com/dana-severson/these-8-simple-rules-of-leadership-from-jack-welch-are-more-important-now-than-ever-before.html).

 

Liderança diz respeito a desenvolver os outros. Diz respeito à sua equipe e ao bem estar dela. Diz respeito aos seus reportes diretos e à performance deles.

 

Liderança é uma atividade complicada. É uma ação de equilíbrio diário. Como um líder, é esperado que você use os seus insights, experiência e rigor para equilibrar as demandas conflitantes entre resultados de curto e longo prazos.

 

Então, o que líderes fazem? A liderança possui regras? O ex- CEO da General Electric, Jack Welch, responde a essas e outras perguntas em seu clássico livro de 2009, “Paixão por Vencer”, que ele escreveu juntamente com Suzy Welch.

 

As suas regras de liderança são as seguintes:

 

1. Líderes melhoram a sua equipe implacavelmente, usando cada encontro como uma oportunidade para avaliar, fazer coaching e construir autoconfiança.

 

A equipe com os melhores jogadores vence. E os líderes deveriam gastar a sua energia e tempo para avaliar, oferecer coaching e desenvolver a autoconfiança dos membros da sua equipe.

 

“Desenvolvimento de pessoas”, Welch escreveu, “deve ser um evento diário, integrado em cada aspecto das suas tarefas regulares”.

 

Como um líder, é importante reconhecer o bom trabalho da sua equipe a fim de continuar a promover a alta performance, além de instigar a confiança.

 

2. Líderes asseguram que as pessoas não somente conheçam a visão, mas que elas também a vivam e respirem.

 

Bons líderes lançam a visão do futuro e motivam as pessoas a mergulhar de cabeça. Eles constantemente conversam a respeito da sua visão e a reforçam com recompensas, as quais podem vir na forma de salário, bônus ou um reconhecimento significativo de algum outro tipo.

 

Até mesmo no caso de não haver recompensas, apenas compartilhar a sua visão como líder pode, em si mesmo, trazer a motivação que a equipe necessita para realizar as tarefas mais difíceis.

 

3. Líderes se colocam na pele do outro, transpirando energia positiva e otimismo

 

Líderes efetivos lutam contra as forças negativas da vida e encorajam as suas equipes com um alto nível de otimismo que mantém os membros para cima.

 

Welch diz que esses líderes não permitem que a economia ruim ou a competição brutal os coloque para baixo, a ponto das suas equipes também serem abatidas.

 

Por que? “Equipes infelizes têm muita dificuldade em vencer”, Welch escreveu.

 

Nada destrói mais a moral de uma equipe do que um líder sem entusiasmo ou sem motivação. O seu trabalho é ser, em parte, um coach e, em parte, um animador de torcida.

 

4. Líderes estabelecem confiança com franqueza, transparência e crédito

 

Welch rechaça uma situação onde os líderes seguram informação que poderia beneficiar subordinados no desempenho das suas tarefas. Ele diz que isso drena a confiança do time. Além disso, “a confiança acontece quando os líderes são transparentes, honestos e mantêm a sua palavra”.

 

Ele também diz que líderes estabelecem confiança ao dar crédito a quem é devido. Eles detestam aquela situação em que levarão o crédito por uma ideia ou trabalho no lugar de outra pessoa.

 

Se você deseja que a equipe seja transparente com você, você precisa liderar pelo exemplo.

 

5. Líderes têm a coragem de tomar decisões impopulares

 

Líderes de verdade ouvem a sua intuição, Welch diz, independente do que os membros da sua equipe pensem.

 

Por outro lado, ele também escreve, “decisões duras obviamente geram reclamações e resistência. O seu trabalho é escutar e se explicar claramente para seguir adiante”.

 

Tomada de decisão é, em última instância, como você será julgado enquanto líder, já que as suas escolhas podem determinar o sucesso de uma organização. Com transparência, confiança e uma visão clara, você vai ver que a sua equipe vai permanecer do seu lado em suas decisões (acertadas ou não).

 

6. Líderes questionam e sondam com uma curiosidade que beira o ceticismo, certificando-se que as suas perguntas são respondidas com ações.

 

A fim de obter soluções melhores e maiores, Welch diz que os líderes devem sondar por propostas ao fazer perguntas e promover um debate saudável.

 

Ele escreveu:

 

“Quando você é um líder, o seu trabalho é ter todas as perguntas do mundo. Você deve estar incrivelmente confortável como a pessoa mais imbecil na sala. Cada conversa que você tem sobre uma decisão, uma proposta ou uma informação do mercado tem de ser confrontada com você dizendo: “e se? Por que não? Como assim?”.

 

Desafiar os seus funcionários é uma arte, não uma ciência. Cada indivíduo requer uma forma única. É o seu trabalho como líder obter o melhor deles sem diminuir a sua produtividade.

 

7. Líderes inspiram a tomada de riscos e o aprendizado pelo exemplo

 

Welch escreveu que “empresas vencedoras abraçam o risco e o aprendizado”. Líderes definem o exemplo e encorajam os membros da equipe a experimentar, sem medo de cometer erros.

 

A experimentação é um fator chave para o crescimento. Certifique-se de que a sua equipe se sinta confiante em cometer erros.

 

8. Líderes comemoram

 

Ainda que concorde que líderes não comemorem o suficiente, o antigo chefe da GE defende que eles deem peso às pequenas vitórias, pois “comemorar faz as pessoas se sentirem como vencedoras e cria uma atmosfera de reconhecimento e energia positiva”.

 

Não tenha medo em celebrar. Muitos líderes acreditam que comemorar pequenas vitórias leva à acomodação. Nada poderia estar mais longe da verdade.

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