fbpx

 

Esta história apareceu pela primeira vez em The Muse, um destino web com oportunidades de trabalho e aconselhamento de carreira.

 

Quando Neil Patrick Harris estava no final da adolescência e por volta dos 20 anos de idade, ele acelerou para a fama, estrelando no programa de TV, Doogie Howser. Precoce e prodigiosamente talentoso, ele rapidamente se tornou um dos mais procurados jovens atores de sua geração.

 

Muitos dos jovens amigos de Neil em Hollywood gostavam de beber, usar drogas e participar de festas. Neil rapidamente percebeu que a aquele “clube” não era para ele, então ele começou a gastar o seu tempo livre de uma forma diferente.

 

Como Neil relata em sua autobiografia, sempre que tinha algumas semanas de férias, ele voava para Nova York para ver quantos shows da Broadway ele pudesse. Às vezes, dois shows por dia.

 

Por quê? Ele queria passar seu tempo livre assistindo atores magistrais no topo de suas carreiras. Neil sabia que ele absorveria lições inestimáveis em cada performance – e ele o fez. Ele passou a construir uma carreira longa como um premiado ator, escritor, diretor e apresentador.

 

A maneira como você gasta seu tempo fora do trabalho (o que você faz em suas noites, fins de semana e férias), pode ter um grande impacto sobre a trajetória de sua carreira. Se você quer ser bem-sucedido no trabalho, você tem que ser cuidadoso com a forma como você gasta seu tempo fora do trabalho também.

 

Pense nas suas últimas noites, fins de semana ou feriados. Como você gastou o seu tempo? As suas atividades depois do trabalho estão lhe ajudando a construir a carreira que você quer ou atrapalhando você?

 

Se é hora de um novo ritual pós-trabalho, aqui está uma lista para inspirá-lo: 10 maneiras que pessoas bem-sucedidas passam o tempo depois do trabalho.

 

1) Eles se exercitam

Eu sei, eu sei. Você já ouviu este conselho tantas vezes antes. Mas este ponto não pode ser subestimado. É amplamente sabido que seguir um plano de ginástica consistente aumenta a sua criatividade, confiança e resiliência, tanto no trabalho como na sua vida pessoal. Não há como evitar isso: mover seu corpo é bom para sua carreira.

 

Casos em questão: Barack e Michelle Obama são orgulhosos entusiastas da ginástica. CEOs inteligentes levam yoga para o escritório e até mesmo motivam a prática ao lado de seus funcionários. Senhor Rogers, uma personalidade lendária da TV, começava todas as manhãs com um mergulho.

 

Se você quer melhorar a sua produtividade durante as oito horas que você está no trabalho, passe pelo menos um pouco do seu tempo livre movendo seu corpo.

 

2) Eles buscam inspiração e experiências frescas

Neil Patrick Harris vai ao teatro. A autora best-seller Elizabeth Gilbert percorre o mundo (basta ler Comer, Rezar, Amar). A autora e especialista em negócios e criatividade Danielle LaPorte recomenda sair da sua bolha óbvia: se você é um chef, vá a um museu. Se você é um pintor, almoce em um restaurante diferente. Busque inspiração em lugares inesperados.

 

Colocar-se em novos ambientes, intrigantes – em sua própria cidade ou em uma viagem longe de casa – ativa seu cérebro em maneiras novas e pode levar a uma solução criativa digna de um gênio.

 

Domesticidade pode ser bonito, mas inovadores, artistas top e CEOs são raramente “batatas de sofá” que gastam todo seu tempo livre parados em casa.

 

3) Eles constroem relacionamentos autênticos

Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos Estados Unidos, era famoso por suas lendárias festas de jantar, onde ele convidava uma variedade de pessoas que achava fascinante e, em seguida, colocava uma questão profunda e filosófica para todos na mesa responderem – sem conversa fiada!

 

Jefferson compreendia o valor da construção de relacionamentos – reais, face a face, coversas mais profundas do que “nossa, você tem visto este calorão estes dias?”.

 

Quando foi a última vez que você teve uma significativa conversa face a face com um colega, amigo ou mentor? Aceite a sugestão de Jefferson e planeje um “jantar Jeffersoniano” em sua própria casa. As conexões que você fará e as idéias que surgirão poderão mudar o curso da sua carreira.

 

4) Eles dizem “não” (muitas vezes)

O falecido Steve Jobs disse uma vez: “As pessoas pensam que foco significa dizer “sim” para a coisa que você tem que se concentrar. Mas não é o que foco quer dizer. Significa dizer “não” para as centenas de outras boas idéias que existem”.

 

Pessoas de sucesso sabem que elas não podem fazer tudo, estar em toda parte e ajudar a todos em um único dia – ou numa vida.

 

Elas sabem que não podem assumir todos os projetos, participar de todas as festas do feriado ou concordar com todos os amigos e o pedido de “posso usar a sua inteligência?”. Elas escolhem as suas batalhas com cuidado e evitam espalhar demais as suas demandas.

 

Aqui está uma boa política para as solicitações em sua vida: quando alguém lhe pede para fazer alguma coisa, pergunte a si mesmo: “Qual é o meu foco principal agora?”. Seguido de, “Será que dizer sim a este pedido me ajudará a alcançar esse objetivo principal, ou dizer “sim” vai torna-lo mais difícil? ”

 

5) Eles passam tempo em contato com a natureza

Já ouviu falar em “transtorno de deficit em natureza”? É uma frase usada pela primeira vez por Richard Louv em seu livro Last Child in the Woods: Saving our Children from Nature-Deficit Disorder (algo como A Última Criança na Floresta: Salvando Nossas Crianças do Transtorno de Déficit de Natureza). Richard sente que nossos estilos de vida interior estão a contribuir para uma ampla gama de problemas de saúde e comportamentais.

 

É difícil ser o melhor de si – e fazer o seu melhor trabalho – quando você tem respirado ar climatizado e trabalhando sob luzes fluorescentes por semanas a fio. Isso não é uma maneira ideal para trabalhar ou viver.

 

Pessoas ambiciosas se conectam com a natureza e com ar livre, permitindo que a beleza do ambiente (bem como as maravilhosas oportunidades que a natureza oferece, como caminhadas, surf, esqui e escalada) para reabastecer a sua energia.

 

6) Eles desligam os eletrônicos

Mais e mais pessoas estão dedicando tempo para um dia ou final de semana unplugged (desligado) – o que significa que não há dispositivos, rede Wi-Fi, e-mails e não há também redes sociais – alegando que isso renova a sua mente, corpo e espírito. Há até mesmo nos EUA um novo feriado nacional dedicado a se desligar.

 

Mesmo Oprah (sem dúvida uma das pessoas mais ocupadas do planeta!) ainda encontra tempo para se entreter com um bom livro de vez em quando ou descansar em seus pijamas, preservando seus domingos para relaxamento e tempo livre da tecnologia. “Eu sempre me dei os domingos como uma base espiritual de renovação – um dia em que eu não faço absolutamente nada”, diz ela.

 

Tecnologia é um milagre, mas as pessoas bem-sucedidas sabem que o tempo desconectado é essencial também.

 

7) Eles tiram o máximo de proveito das suas rotinas noturnas

Nós todos sabemos o poder das rotinas da manhã para preparar a nós mesmos para um dia produtivo – mas muitas pessoas bem sucedidas sabem também que terminar o seu dia da maneira certa define um amanhã de alta energia, produtivo e criativo.

 

Benjamin Franklin se envolvia em introspecção todas as noites antes de dormir, perguntando a si mesmo: “O que eu fiz de bom hoje?” O cineasta Ingmar Bergman costumava ler antes de ir para a cama – o que tem sido comprovado em reduzir o estresse. Sheryl Sandberg (COO do Facebook) desliga o telefone dela à noite quando ela vai dormir, porque ela não quer ser acordada. A presidente do Huffington Post, Arianna Huffington, acrescenta: “Nossa criatividade, engenhosidade, confiança, liderança e tomada de decisão podem todas ser aumentadas simplesmente ao dormir o suficiente”.

 

Prestar atenção às suas rotinas noturnas prepara você para acordar na manhã seguinte se sentindo revigorado e restaurado, para que possa alcançar mais sucesso e felicidade.

 

8) Eles tiram férias de verdade

Uma foto como a de Taylor Swift saboreando a luz do sol e águas azuis cristalinas falam mais do que mil palavras. Se Taylor Swift consegue encontrar tempo em sua agenda para férias de verdade, você também pode.

 

9) Eles vão a cursos e investem em si mesmos

O ex-CEO do Twitter, Dick Costolo, diz que estudar comédia de improviso lhe permitiu se tornar um líder melhor. Atriz Emma Watson, que poderia facilmente descansar sobre os louros de Harry Potter para o resto de sua carreira, escolheu para prosseguir o ensino superior na Universidade de Brown.

 

Quer seja life coaching, psicoterapia, uma oficina de teatro, pós-graduação, ou um programa de certificação no fim de semana em um tópico que te intriga, as pessoas bem sucedidas sabem que quando você investe em si mesmo – independente se você está investindo em sua mente, corpo ou espírito – tudo isso vai contribuir para o seu sucesso profissional.

 

10) Eles “desestressam” e cuidam de si

Marianne Elliot, uma advogada de direitos humanos que estava residindo no Afeganistão dilacerado pela guerra, começou a praticar técnicas de yoga e respiração yogue para ajudar a criar um momento de paz no meio da violência indizível. Ela descobriu que sua prática de yoga – mesmo apenas praticar algumas respirações profundas – ajudou a preservar a sua sanidade e permitiu que ela fizesse seu importante trabalho em circunstâncias extremamente estressantes.

 

OK, talvez você não trabalha em uma região devastada pela guerra como Marianne. Mas onde quer que você trabalhe e o que quer que você faça, você é obrigado a experimentar momentos de estresse, incerteza, confusão mental ou cansaço. Se você não estiver cuidando bem de si mesmo – se os seus hábitos de sono não são saudáveis, se sua alimentação é ruim ou se você permite que suas emoções sejam como o vapor de uma chaleira – então você terá muito mais dificuldade em navegar por momentos de estresse.

 

As pessoas de sucesso entendem que, se você está se sentindo cansado, distraído ou indisposto, isso vai influenciar a qualidade do seu trabalho e dificultar o seu sucesso.

 

Aceite a sugestão de Neil Patrick Harris, Oprah, Taylor Swift, Michelle Obama, Marianne Elliot e outros super empreendedores como eles: use seu tempo livre sabiamente – faça escolhas saudáveis e deliberadas durante suas noites, fins de semana e férias. Assim fazendo, você vai levar ainda mais energia e brilho ao seu trabalho.

 

Há 168 horas em cada semana. Você provavelmente passa 40 horas no trabalho, deixando-o com 128 horas para dormir, comer, descansar e gastar como quiser. O que você vai escolher?

 

Use bem o seu tempo.

Receba nossos artigos!
Nós enviaremos por email todo novo artigo que for postado