O artigo a seguir foi baseado no material publicado no site da revista norte americana Inc “8 strategies mentally people use to gain financial freedom” (http://www.inc.com/amy-morin/8-strategies-mentally-strong-people-use-to-gain-financial-freedom.html). A autora é a Amy Morin, que escreveu o livro “13 coisas que as pessoas mentalmente fortes não fazem: como superar atitudes autodestrutivas e enfrentar as dificuldades sem se deixar abater”.
Este é um tema em que eu, Artur, acredito bastante: os benefícios de se ter uma mente forte ou de ser um “casca grossa” mentalmente são inumeráveis. Isso porque a mente tem um poder enorme em nos projetar para frente ou nos brecar por completo na realização dos nossos sonhos e planos.
Quantas pessoas você não conhece que possuem muitas habilidades e uma inteligência acima da média, mas que, por terem uma crença limitante, não conseguem ter sucesso na vida? Muitas vezes, isso diz respeito a um diálogo interno da própria pessoa com ideias bastante nocivas ou auto sabotadoras.
Força mental diz respeito a regular os seus pensamentos, gerenciar suas emoções e se comportar de maneira produtiva. E todos esses 3 fatores afetam grandemente a sua atitude com relação ao dinheiro e a atividade em sua conta bancária.
Pessoas mentalmente fortes possuem o controle sobre as suas finanças. Elas gerenciam o dinheiro de uma forma que lhes permite viver de acordo com os seus valores, e elas estão sempre trabalhando em direção aos seus objetivos financeiros.
Aqui estão 8 hábitos financeiros de pessoas fortes mentalmente:
1) Elas criam um orçamento.
Enfrentar cara a cara quanto de dinheiro você ganha versus quanto de dinheiro você gasta pode causar bastante ansiedade e inquietação. Mas pessoas fortes mentalmente possuem objetivos e elas sabem que não atingirão esses objetivos sem um plano de carreira. O orçamento lhes auxilia a tomar decisões baseadas em fatos – não em compras por impulso baseadas puramente na emoção.
2) Elas assumem riscos calculados.
Pessoas mentalmente fortes não se deixam enganar com promessas de grande retorno do tipo “fique rico rápido”. Mas elas também não permitem que o medo as afaste de investir em oportunidades interessantes. Elas gastam tempo calculando os riscos e procurando se informar sobre quais oportunidades melhor se adequam aos seus objetivos financeiros.
3) Elas não se envolvem em competições fúteis.
Comparar você mesmo com outras pessoas irá sabotar os seus melhores esforços. Pessoas fortes mentalmente não desperdiçam a sua energia competindo sobre quem tem o carro mais novo ou a maior casa do quarteirão. Elas criam a sua própria definição de sucesso e permanecem focadas em seu próprio caminho.
4) Elas sabem diferenciar a sua renda do seu próprio valor.
Pessoas fortes mentalmente não são necessariamente ricas. Mas elas estão confortáveis em como elas realmente são. Elas se sentem bem consigo mesmas, independente do tamanho da sua conta bancária. Elas não fazem questão de esbanjar os seus bens ou contar vantagem sobre a sua renda, uma vez que o seu valor, como ser humano, não depende da sua renda.
5) Elas possuem coisas (as suas coisas não as possuem).
As vidas das pessoas fortes mentalmente não giram em torno de colecionar mais posses. Elas cuidam dos seus bens, mas elas não se casam com eles. Elas são capazes de se mudar para uma nova casa e levar uma vida sem luxos.
6) Os seus hábitos financeiros estão alinhados com os seus valores.
Os hábitos financeiros de pessoas mentalmente fortes refletem os seus valores. Elas gastam o seu tempo e dinheiro com coisas que fazem a diferença para elas. Seja trabalhando horas extras para superar um desafio ou cortando horas de trabalho para que elas tenham mais tempo com a família, as suas escolhas refletem as suas principais crenças e valores.
7) Elas postergam a gratificação.
Justificar as suas compras dizendo que você merece ser feliz pode levar à auto indulgência ou compras por impulso. Pessoas com força mental não dão desculpas para gastar dinheiro que não possuem em coisas que elas não precisam. Seja uma segunda lua de mel ou o mais novo gadget do momento, elas praticam a auto disciplina e esperam até o momento correto.
8) Elas têm um senso de propósito.
Seja lutando para deixar um legado para gerações futuras, seja doando para outros passando necessidade, pessoas fortes mentalmente têm um senso de propósito na vida. Elas mantêm esse propósito em mente quando estão tomando decisões financeiras.
Exercite o seu músculo mental
Um monte de dívidas e problemas financeiros podem ser o sintoma de um problema muito maior – falta de força mental. A boa notícia é que qualquer um pode dar passos no sentido de se tornar mais forte mentalmente falando. Assim como fazer exercícios irá desenvolver os seus músculos físicos, há exercícios que irão desenvolver os seus músculos mentais. Com prática e dedicação, você pode desenvolver a força mental que você precisa para criar hábitos financeiros melhores e mais sábios.