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Este artigo é uma tradução do post originalmente publicado no site da Inc. com o seguinte título: 6 Easy Ways to Boost Emotional Intelligence Every Boss Should Know (https://www.inc.com/wanda-thibodeaux/6-easy-ways-to-boost-emotional-intelligence-every-boss-should-know.html).

 

Muito embora a inteligência cognitiva importe para o seu sucesso, ela não é o único ingrediente que determina se você é um líder ou um seguidor. A inteligência emocional, a habilidade de reconhecer e reagir a sentimentos em você mesmo e nos outros, é uma outra grande peça do quebra cabeças, juntamente com determinação e paixão. E há algumas notícias muito boas. Tomas Chamorro-Premuzic e Michael Sanger, da Harvard Business Review, apontam que, como um conjunto de traços de personalidade, a inteligência emocional é algo que você pode moldar e melhorar.

 

1. Dê uma conferida nos seus pontos fortes e fracos 

 

Chamorro-Premuzic e Sanger alegam que as pessoas geralmente derrapam porque há uma disparidade entre como elas veem a si mesmas e como os outros as veem. Em consequência, um primeiro passo para melhorar a inteligência emocional é se tornar mais autoconsciente sobre quais são os seus ativos e debilidades. Dê uma segunda olhada nas suas revisões de performance, peça feedback honesto de amigos e familiares e examine os seus hábitos diários. O objetivo não é ser perfeito. É entender a si mesmo a fim de que você possa direcionar as suas reações para o que quer que esteja acontecendo em sua vida.

 

2. Olhe para os outros com abnegação e paciência

 

Nós todos precisamos olhar para dentro e cuidar de nós mesmos de vez em quando. Mas se você sempre foca em si mesmo, diz Chamorro-Premuzic e Sanger, é difícil ver as coisas do ponto de vista dos outros. Olhe para os pontos fortes e fracos dos outros da mesma forma que você olha para os seus. Engaje-se em conversas com o objetivo de escutar sem interrupção e aprender, em vez de formular uma resposta. Chamorro-Premuzic e Sanger recomendam que, enquanto você fala com aqueles ao seu redor, você deve equilibrar confiança com humildade. As pessoas querem uma orientação clara, mas elas não querem se sentir “menos do que”. Compartilhe o seu conhecimento ou recursos sem a expectativa de receber algo em troca, já que construir relacionamentos requer que você aja com confiança e altruísmo.

 

3. Livre-se do estresse 

 

Em uma perspectiva científica, a emoção incendeia muito mais rápido do que a lógica. Fora isso, quando nós experimentamos o estresse, os centros lógicos do nosso cérebro começam a temporariamente se desligar. Esse é um mecanismo antigo protetivo (se você tivesse de pensar sobre o que fazer quando um predador estivesse para atacar, você viraria almoço). Isso significa que, quando você está passando por algo difícil, pode ser complicado pensar sobre as necessidades ou perspectivas dos outros. O coach de efetividade interpessoal e comunicação profissional Preston Ni recomenda portanto que você se livre das emoções negativas, para que elas não afetem o seu julgamento. Dar-se múltiplas opções, por exemplo, pode te ajudar a evitar o estresse da frustração. Outras estratégias simples, tais como reduzir a carga de trabalho, meditar, dormir mais, limitar a cafeína, fazer exercícios ou até mesmo passar alguns minutos com um bom amigo podem te auxiliar a manter a ansiedade longe de você.

 

4. Desligue toda tecnologia 

 

Isso pode ser extremamente difícil, dado o quão integrada a tecnologia está nos negócios. Mas quando você usa email ou mídias sociais exageradamente, você perde a noção das emoções que vêm do seu tom de voz, linguagem corporal e expressão. Conversas em dispositivos tecnológicos podem também parecer frias, distantes e impessoais, o que pode fazer com que os outros tenham dificuldade para se abrir e confiar em você. Isso não significa que você não pode usar ferramentas tecnológicas. Apenas quer dizer que elas não devem substituir a interação face a face.

 

5. Mantenha um diário

 

De acordo com a Dra. Danielle Harlan, fundadora e CEO do Center for Advancing Leadership and Human Potential, saber o que você está sentindo em determinado momento é uma grande parte da inteligência emocional. Escrever o que aconteceu e as emoções que você está experimentando, ela diz, pode te ajudar a reconhecer padrões comportamentais não somente em você, mas nos outros também. E uma vez que você conheça quais são esses padrões, você pode ser proativo sobre como quebrá-los ou fazer melhores escolhas sobre como responder.

 

6. Examine a si mesmo 

 

Na vida moderna, estar simplesmente presente e antenado conosco mesmo pode ser difícil. Nós não percebemos o que está se passando em nossas mentes e corpos, e operamos no piloto automático. O psiquiatra e palestrante Dr. Norman Rosenthal recomenda tirar tempo para se reconectar. Para fazer isso, pergunte a si mesmo:

 

  • Como eu me sinto hoje?
  • Quando eu senti isso antes?
  • Quais sensações físicas eu estou sentindo neste momento?
  • O que eu estou percebendo por meio dos meus outros sentidos?
  • O que eu acho sobre o que está acontecendo?

 

Também é aceitável, diz Rosentahl, tentar alguma livre associação. Por meio desse processo, não julgue ou modifique os seus sentimentos. Apenas aceite a experiência pelo que ela é, mesmo se os sentimentos forem intensos.

 

Você tem controle sobre poucas coisas na vida. A inteligência emocional, contudo, é algo que você pode direcionar. Ela é a chave dos bons relacionamentos, e bons relacionamentos são a chave dos negócios. Para si mesmo e para a sua empresa, use essas estratégias e comece agora mesmo.

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