Este artigo é uma tradução do texto publicado por Caroline Ceniza-Levine no site da Forbes americana (https://www.forbes.com/sites/carolinecenizalevine/2017/09/17/ten-fears-keeping-you-from-achieving-the-career-of-your-dreams/#5af0e87f4a89)
Há muitos anos atrás, eu trabalhei com uma profissional de mídia muito talentosa que estava buscando uma transição de carreira. Mas ela tinha um cargo alto e estava relutando muito em ter de começar tudo de novo. Ela era arrimo da família e se preocupava em impor a sua decisão aos seus familiares. Ela também já estava trabalhando longas horas no emprego e não tinha muito tempo disponível para se aplicar na mudança de carreira.
Para ser franca, ela se preocupava que a mudança que ela achava que queria e precisava poderia ser pior do que o emprego dela. Então, ela trabalhou em um plano para colocar a sua transição em prática, mas nunca o implementou. Na realidade, a sua história é muito comum similar à de pessoas que estão buscando uma transição de carreira que pensam grande, mas que não executam.
O que basicamente paralisa as pessoas é o medo. A cliente de mídia acima tinha medos de ter recomeçar tudo de novo, de desapontar a sua família, das dificuldades a frente e, possivelmente, de lamentar a mudança. Quais medos estão bloqueando você de atingir a carreira dos seus sonhos? O primeiro e melhor passo para superar o medo é identificá-lo e confrontá-lo. Aqui seguem algumas ideias para que você comece a fazê-lo. Algum destes 10 medos estão te impedindo de alcançar a carreira dos seus sonhos?
Medo de falhar
Você dá os passos necessários em direção à carreira dos seus sonhos e você fracassa (a sua startup vai por água abaixo, você não é contratado no mercado em que deseja trabalhar, ou você até é contratado, mas não se dá bem no novo emprego ou você não gosta dele tanto quanto você achava que fosse gostar. Se você tentar, você pode falhar. Assim, você simplesmente não tenta porque tem medo de fracassar.
Medo de ter perdas
Se você for atrás da carreira dos seus sonhos e não dar certo, você perdeu o seu emprego e talvez não tem mais como voltar atrás. Você perdeu todo esse tempo e empreendeu muito esforço para fazer uma mudança que, no final das contas, não deu em nada. Você provavelmente perdeu também dinheiro (dinheiro suado gasto em aulas, conferências, eventos de networking e outros). Você pode até mesmo estar devendo dinheiro (por exemplo, para a escola ou para pagar o financiamento do seu negócio próprio). Você também perdeu a credibilidade que construiu ao longo da sua carreira anterior. Quanto você está disposto a perder?
Medo de passar vergonha
Uma grande mudança de carreira não vai passar despercebida. Mesmo que você esteja nos estágios iniciais, os seus amigos e familiares podem se preocupar com você. Eles podem achar que você está passando por uma crise ou atravessando uma fase ruim. Você pode parecer um tonto ao adotar uma estratégia de tentativa e erro para encontrar a carreira dos seus sonhos.
Medo de decepção
Não é apenas o que as pessoas vão pensar, mas algumas pessoas dependem de você e você não pode deixá-las na pior. E se a sua transição de carreira envolver uma redução da renda familiar e você não conseguir mais pagar as contas? Além de desapontar os outros, você também pode decepcionar a si mesmo.
Medo do desconhecido
Talvez esses medos já listados acima não representam muito bem o que você está sentindo e este é o problema: você não sabe o que é, mas algo desconhecido te deixa com medo. Ou você quer alcançar a carreira dos seus sonhos, mas não sabe por onde começar, e aquele primeiro passo rumo ao desconhecido te amedronta.
Medo das dificuldades
Talvez você até saiba por onde começar, mas você sabe que vai precisar de novas habilidades, experiência adicional e tempo extra para que consiga equilibrar o atual emprego que você não gosta com as mudanças que está tentando fazer na carreira. Isso significa dedicar tempo e esforço para um resultado que é incerto. Será que não faz mais sentido ficar onde eu estou e me livrar de todo esse estresse?
Medo da mudança
Você não tem medo de trabalho duro, mas você também gosta das suas rotinas. Você gosta de saber como é o típico dia, semana e mês na sua vida. Quando você faz uma transição de carreira, você muda as suas atividades, a sua agenda, o seu ambiente de trabalho, os seus colegas, o seu chefe, o seu salário, o seu estilo de vida e a sua credibilidade. São muitas mudanças.
Medo de começar de novo
Quando você faz uma transição de carreira, você muda a sua credibilidade na carreira. Você é simplesmente um iniciante no que você está fazendo agora. A sua empresa é nova e ainda não tem uma reputação. Você não está nesse setor há muito tempo. Assim, você não é ainda um especialista. Os teus colegas te veem como um novato. Você realmente quer recomeçar e reconstruir a sua credibilidade do zero novamente?
Medo de não ser suficiente
Você vai conseguir recomeçar, reconstruir tudo de novo e atingir o mesmo sucesso de antes? Você é velho demais para aprender algo novo ou novo demais para ser levado a sério? Você não tem uma formação ou tem até formações demais, desperdiçando aquelas que você já tem? Você tem poucas habilidades para ser contratado ou está super qualificado para a vaga? Muito é exigido em uma mudança de carreira. Assim também é o medo que ronda o sentimento de não ser suficiente.
Medo do arrependimento
Você vai alcançar a carreira dos sonhos e descobrir que ela não é o que você pensava que fosse? E se você se arrepender com relação a todo o trabalho que teve, ao dinheiro gasto, ao turbilhão emocional, de ter imposto a sua vontade às pessoas que você tanto ama? E se o sonho não valer a pena?
Use a lista acima para clarear e identificar os seus medos. Considere o pior cenário para cada um, de forma que você sinta o medo e conviva com ele por alguns poucos minutos. Aprenda a conhecer os seus medos e sinta-se confortável com eles emocionalmente.
À medida que você conhecer melhor os seus medos, perceba se você pode agir para minimizar ou mesmo eliminar quaisquer efeitos indesejados. Por exemplo, se você tem medo de uma perda financeira, crie um fundo de reservas especificamente voltado para os seus sonhos.
Finalmente, encontre uma motivação maior do que o medo. Eu fiz várias mudanças de carreira (das artes para os negócios, de empregado para empreendedor, de grande empresa para pequena startup). Eu usei o medo para reprimir os meus outros medos. Eu olhei para o medo do arrependimento (no meu caso, medo de arrependimento de não fazer a transição de carreira) e o usei como motivação para superar os outros medos. Você pode usar uma visão convincente ou um poderoso “porquê” como a sua motivação. Encontre algo que te encoraje a seguir adiante, mais do que o medo de te manter para trás. Por favor me avise quando você atingir a carreira dos seus sonhos!
Trackbacks/Pingbacks