X

Você sabia que 1% das suas ações podem gerar 50% dos seus resultados?

princípio de pareto

 

É provável que você já tenha lido ou escutado sobre o economista italiano Vilfredo Pareto, o qual deu nome ao famoso Princípio de Pareto. Basicamente, esse princípio diz que 20% das ações geram 80% dos resultados.

 

Pareto observou que 20% das vagens de ervilha em seu quintal continham 80% das ervilhas. Ademais, ele também identificou que 80% das terras na Itália eram propriedade de apenas 20% da população na época.

 

Desde então, uma série de outros exemplos surgiram onde o princípio de Pareto era aplicável, como por exemplo:

 

  • 20% dos clientes são responsáveis por 80% do lucro de uma empresa;
  • 20% dos produtos de uma empresa respondem por 80% das vendas dela;
  • 80% das vendas de uma empresa vêm de apenas 20% dos colaboradores.

 

Você mesmo já deve ter ouvido alguma outra situação onde esse princípio caia como uma luva. É certo que não devemos levar o 80/20 a ferro e fogo. Às vezes, é 20/70. Outras, é 10/90. A verdade é que esse princípio traz consigo uma série de desdobramentos que nos mostram que a distribuição entre causas e efeitos não é totalmente balanceada.

 

A primeira questão que eu lhe proponho é: com que frequência você usa o princípio de Pareto na sua própria vida? Você costuma fazer uso dele para priorizar as suas atividades e o seu tempo? Faz sentido para você pensar que 20% das suas ações podem contribuir com 80% dos resultados?

 

Isso é extremamente importante, pois muitas vezes nos pegamos executando os 80% das ações que gerarão apenas 20% dos resultados. Ou seja, aplicamos o Princípio de Pareto invertido! Isso não poderia ser mais terrível em termos de gestão do tempo e produtividade.

 

Primeiro que, quando nos conscientizamos do poder desse princípio, notamos que, numa semana de trabalho convencional de segunda a sexta, poderíamos concentrar em apenas um dos dias (20% de cinco dias = 1 dia) todas as atividades necessárias para extrair 80% dos resultados. Assim, nos outros 4 dias, você estaria, teoricamente, trabalhando para obter os 20% restantes de resultados.

 

É por isso que o princípio de Pareto é tão poderoso em termos de produtividade e gestão do tempo. Se descobrirmos quais são esses 20% das ações que nos permitirão atingir 80% dos resultados, basta que nos foquemos naquelas ações para que colhamos os frutos mais rápido e facilmente.

 

Agora, o que poucos sabem é que nós podemos aplicar o princípio de Pareto em algumas iterações. Isso é o que eu chamo de Pareto iterativo. Se você aplicar 20% sobre os 20% das ações, obtém 4%, certo? Da mesma maneira, se aplicar 80% sobre 80%, atingirá 64% dos resultados.

 

Isso quer dizer que em menos de 2 horas na mesma semana de trabalho (para ser mais preciso, 1,76 hora, isto é, 4% sobre 44 horas de trabalho semanal), você poderá ter atingido 64% dos seus resultados.

 

Você já parou para pensar o que é que você faz nessa 1,76 hora da semana de trabalho e que tem um efeito tão poderoso assim no seu resultado? Às vezes, é algo que você nem valoriza tanto assim. Pode ser que é algo cujo resultado você só vai ver daqui a algum tempo. Mas provavelmente existe algo central, existe um núcleo de atividades que faz com que o seu aproveitamento seja ótimo.

 

Uma outra iteração que você poderia utilizar é fazer 20% dos 4% anteriores, dando 0,8% ou, para simplificar, vamos arredondar para 1%. Da mesma maneira, aplicamos 80% sobre os 64% de antes, obtendo 51,2% ou, também simplificando, 50%. Portanto, teoricamente, 1% das suas ações podem provocar 50% dos resultados.

 

Nós poderíamos continuar o exercício, mas creio que você já pegou o espírito da coisa. O segredo é identificar quais são as ações chave que você pode empreender e focar para alcançar a maior magnitude possível dos resultados. E isso passa por autoconhecimento e experimentação.

 

Ao se conhecer mais, você aprende o que você valoriza, o que deseja para a vida, o que te traz satisfação e realização. Assim, você sabe para onde quer ir, porque quer ir e como quer ir.

 

Ao buscar experimentações, você se dá conta do que funciona. Afinal, o que dá certo para um pode não dar certo para o outro. No fundo, experiências acabam retroalimentando o seu processo de autoconhecimento.

 

Refletir sobre o Princípio de Pareto na sua própria vida é fundamental para a sua qualidade de vida, produtividade e realização pessoal e profissional. Querer fazer tudo e dedicar importância igual para todas as suas atividades é receita para o insucesso.

 

É necessário descobrirmos qual é o menor percentual das nossas ações que nos levarão a atingir mais rapidamente o maior percentual possível dos resultados. Precisamos desvendar essa alavanca e focar nela com todas as nossas forças. E daí continuar focando nessas atividades, pois isso retroalimentará o processo que nos levará ao sucesso.

 

O sucesso é uma questão de foco. Se fazemos um diagnóstico correto da nossa situação (autoconhecimento) e definimos um caminho focado em direção aos nossos objetivos, isso é muito mais que meio caminho andado.

 

Ter foco agressivo nos nossos objetivos é um desafio constante. As distrações da vida são inúmeras e um pequeno desvio de 1 grau em nossa direção pode não ser tão perceptível no momento presente, mas poderá nos levar a um destino completamente distante do planejado em, por exemplo, alguns poucos anos.

 

Daí ser tão importante saber onde precisamos nos focar para alavancar os nossos resultados. E daí ser relevante identificar qual é aquele 1% das nossas atividades que irá nos gerar 50% dos resultados. Qual é o seu 1%?

 

Artur: Eu sou engenheiro formado na UNICAMP com MBA em Marketing e trabalho atualmente como Gerente de Mercado em uma empresa química alemã chamada Klüber Lubrication, pertencente ao Grupo Freudenberg. Sou Master Coach pelo Behavioural Coaching Institute (BCI) e Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) pela Sociedade Brasileira de PNL (SBPNL).

View Comments (0)