X

Há 2 tipos de pessoas: as quem curtem o destino e as que curtem a jornada

Diferença entre jornada e destino

 

Um barco estava atracado em uma pequena vila no México. Um turista americano parabenizou o pescador mexicano pela qualidade dos peixes que este pescou. “Quanto tempo levou para você pescá-los?”, o turista perguntou.

 

“Não levou muito tempo”, disse o mexicano.

 

“Então, por que você não permaneceu mais tempo e pescou mais?”, perguntou o americano.

 

O mexicano explicou que aquela pequena pesca era o suficiente para dar conta das necessidades dele e alimentar a sua família.

 

“E o que você faz no restante do tempo?”, indagou o americano.

 

“Eu durmo tarde, pesco um pouco, brinco com as minhas crianças e tiro uma siesta com a minha esposa. À noite, eu vou na vila para ver os meus amigos, tomar alguma coisa, tocar violão e cantar algumas canções. Eu tenho uma vida maravilhosa.”

 

O americano interrompeu. “Eu tenho um MBA de Harvard e eu posso te ajudar! Você deve começar por pescar mais um pouco todos os dias. Você pode assim vender o peixe extra que você pescou. Com a renda extra, você pode comprar um barco de pesca maior.”

 

“E o que eu faria depois?”, questionou o mexicano.

 

“Com o dinheiro extra e o barco maior, você pode comprar um segundo barco e depois um terceiro, e quem sabe mais alguns até que você tenha uma frota inteira. Ao invés de vender o peixe para um intermediário, você pode negociar diretamente com as indústrias de processamento de pescado. Muito em breve, você poderá abrir a sua própria indústria. Você poderá sair desta pequena vila e se mudar para a Cidade do México, Los Angeles ou, até mesmo, Nova Iorque! Daí então, você comandará diretamente todo o seu empreendimento.”

 

“Quanto tempo isso levaria?”, perguntou o mexicano.

 

“Vinte, talvez vinte e cinco anos”, respondeu o americano.

 

“E depois disso?”

 

“Depois? Bem, meu amigo”, sorriu o americano, “aí é quando fica realmente interessante. Quando o seu empreendimento ficar realmente grande, você poderá fazer uma oferta pública de ações na bolsa de valores, ganhar milhões de dólares e ficar muito rico!”

 

“Milhões? Sério? E depois disso?”, disse o mexicano.

 

“Depois que você se aposentar, irá viver em um lugar maravilhoso próximo da costa, dormir tarde, brincar com as suas crianças, pescar um pouco, tirar umas siestas com a sua esposa e gastar a sua noite bebendo e se divertindo com os seus amigos.”

 

Moral da estória: a vida não é somente sobre dinheiro e você não deveria sentir a necessidade de otimizar tudo às custas de não curtir a sua jornada.

Artur: Eu sou engenheiro formado na UNICAMP com MBA em Marketing e trabalho atualmente como Gerente de Mercado em uma empresa química alemã chamada Klüber Lubrication, pertencente ao Grupo Freudenberg. Sou Master Coach pelo Behavioural Coaching Institute (BCI) e Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) pela Sociedade Brasileira de PNL (SBPNL).