Este artigo é uma tradução do post publicado originalmente no site da revista Entrepreneur com o seguinte título: 9 Obstacles You Must Overcome to Make Your First Million (https://www.entrepreneur.com/article/305011).
Todos nós objetivamos alguma espécie de sucesso financeiro. Faz bastante sentido. Ter uma significativa quantidade de dinheiro elimina muitas preocupações e permite que você faça muitas coisas na vida. Dinheiro e liberdade financeira permitem que você viaje mais, tente coisas novas e experimente as coisas boas da vida.
Apesar de todas essas pessoas que desejam liberdade financeira, uma grande proporção delas não consegue chegar lá. Normalmente, fazer o primeiro milhão de dólares é o mais difícil, visto que isso requer se diferenciar de todas as pessoas que também estão tentando.
Encontrar o seu próprio caminho pode ser extremamente difícil. Aqui estão nove obstáculos para serem superados a fim de alcançar o primeiro milhão e iniciar um futuro com muito sucesso financeiro:
1. Tendência à inação
É fácil falar a respeito de como você vai começar a trabalhar mais ou iniciar um novo projeto. Já o processo de efetivamente fazer tudo isso é complicado. As outras pessoas vão dar apoio às suas ideias e sonhos todos os dias, mas a única maneira destes realmente acontecerem é se você sair do marasmo e tomar uma atitude.
Pode ser aterrorizante e desafiador mudar algo na vida ou tentar alguma coisa nova, mas esse é o único jeito de atingir as suas metas e os seus objetivos.
2. Preocupar-se com o que os outros acham
Nem todo mundo vai gostar de você ou aprovar as suas decisões. Não em 100% do tempo. Nós queremos ser amados e há benefícios em fazer o que podemos para deixar felizes aqueles ao nosso redor. Por outro lado, isso não deveria ser em nosso prejuízo.
Quando você está tentando viver uma vida diferente, você tem de ser diferente dos outros. Isso pode significar dizer não aos seus amigos ou ir contra a maioria no trabalho. Sentir-se ansioso sobre o que outros pensam todo o tempo fará infinitamente mais difícil ser diferente.
A vida é muito curta para não ser você mesmo e não fazer o que você quer fazer agora. Preocupar-se com o que os outros pensam não faz você conquistar nada e há uma porção de pessoas por aí fora que não vão torcer por você ou pelos seus sonhos.
3. Gastar tempo com as pessoas erradas
Nós somos a média das cinco pessoas com quem vivemos mais. Se essa média é igual à da pessoa média em nosso país, embora isso não seja péssimo, você vai somente ser mediano.
Isso não significa abandonar os seus amigos de longa data, mas ser mais atento com quem você vai passar mais tempo e sobre qual seria o valor mútuo do relacionamento. Passar mais tempo com pessoas que te motivam vai te dar energia e te fazer querer ser melhor. Isso não somente vai te fazer mais feliz, mas irá te impulsionar em direção ao sucesso.
4. Tendência em culpar os outros
Há vezes em que a vida vai ser cruel. Nós não podemos controlar tudo e quando as coisas não vão do jeito que queremos, nós temos uma tendência em culpar outras pessoas.
Quando acontecimentos ficam fora do nosso controle, culpar os outros apenas desvia a nossa atenção do que nós devemos fazer na sequência. Quando os resultados vêm das nossas próprias ações, o ato de culpar pode ser ainda mais tóxico. Em vez disso, nós precisamos nos olhar no espelho e nos responsabilizarmos. Nós podemos continuar culpando os outros durante a vida inteira, mas isso não vai nos fazer nem um pouco melhores. Não importa quão melhor nós podemos nos sentir ao manter a nossa imagem de perfeitinhos, assumir a culpa pelos nossos fracassos é fundamental em um caminho que leva ao sucesso.
5. Nunca pensar fora da caixa
Para ser diferente de todo mundo, você precisa pensar diferente. Isso quer dizer sair do pensamento convencional e permitir-se considerar pontos de vista alternativos.
Nós temos a capacidade de nos cercar de pessoas que validem e confirmem as nossas crenças. Mesmo assim, receber perspectivas diferentes por meio da experiência, leitura e conversa com outras pessoas pode abrir portas que nos possibilitarão lidar com problemas de uma forma única. Isso também requer vulnerabilidade e sair da nossa zona de conforto.
6. Ser complacente
É muito difícil mudar rotinas. Especialmente se você já tem uma família ou outras grandes responsabilidades. Por outro lado, ficar parado em sua situação atual é quase que garantia de acabar com o seu crescimento. Uma disposição de arriscar e desafiar a si mesmo vai te levar a uma posição muito mais favorável.
7. Indisposição para mudar hábitos
Para se tornar a melhor versão de si mesmo e atingir o seu primeiro milhão, você tem de estar preparado para fazer mudanças na sua vida. Isso não significa mudar segundo falsos padrões. Ao invés disso, isso quer dizer olhar objetivamente para a sua vida e hábitos para encontrar lugares onde você pode ser melhor.
Uma disposição de autorreflexão e uma abertura à crítica lhe permitirão melhorar nas áreas que estão te segurando. Mudança é extremamente difícil e pode colocar a sua vida em uma tempestade, mas ao fazê-lo, isso te fará muito melhor.
8. Falta de confiança em si mesmo
Da mesma forma que as pessoas querem ser bem sucedidas financeiramente, a maioria não acredita que possa atingir essa meta. Acredite em si mesmo e no que você pode realizar! As pessoas que nós admiramos mais não são diferentes, geneticamente, do que nós somos. Elas apenas têm trabalhado muito, de forma inteligente e introspectiva, além de terem tido muita sorte.
A sorte não pode ser controlada, mas você pode aumentar muito as chances de ter sucesso. Não acreditar em si vai te impedir inclusive de dar o primeiro passo.
9. Não aprender e explorar mais
Pessoas de sucesso estão sempre aprendendo. Quando Bill Gates foi perguntado qual superpoder ele desejaria ter, ele disse: “ser capaz de ler mais rápido”. Basicamente, Warren Buffet deu a mesma resposta. Os dois têm sido capazes de obter enorme sucesso, em parte por causa da sua fome e curiosidade intelectual.
Permanecer atualizado com as novas tecnologias e tendências não apenas amplia os seus horizontes, mas te coloca em uma posição para encontrar novas paixões e áreas de impacto em sua vida. Curiosidade, perguntar “por que” e jamais concluir que você já sabe tudo vai te ajudar a desenvolver a criatividade e a aptidão necessárias para o sucesso.