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8 lições de sucesso da pessoa mais rica do planeta

sucesso e coaching

 

Este artigo é uma tradução do texto publicado originalmente no site da Entrepreneur com o seguinte título: 8 Success Lessons From the Richest Person on the Planet (https://www.entrepreneur.com/article/318346).

 

Jeff Bezos é um multibilionário e self-made man que lançou uma livraria online e a transformou no maior varejista de todos os tempos.

 

A sua história de sucesso começou em 1994, quando ele lançou a Amazon.com a partir da sua garagem. Era o começo da era digital, e Bezos era um homem com uma visão – ele sabia, desde o início, que a sua loja online focaria em mais do que apenas livros. Ele estava decidido a criar um império de varejo online que vendia de tudo um pouco, a preços baixos, com produtos chegando aos clientes dentro de poucos dias.

 

A Amazon.com tem, desde então, mudado o ambiente de varejo online e, sem dúvida, modificado a maneira como milhões de pessoas compram. Ao longo do caminho, Bezos se tornou o homem mais rico do mundo, com uma riqueza de aproximadamente US$ 108 bilhões.

 

Então quais seriam os segredos por trás do enorme sucesso de Bezos?

 

Se você sonha em construir uma empresa colossal, aqui estão as 8 lições mais importantes que você pode aprender sobre atingir o sucesso, com o exemplo do homem mais rico do planeta.

 

1. Abrace a filosofia do “Dia 1”

 

Bezos apareceu com o conceito do “Dia 1” nos primórdios da Amazon. O conceito significa que a Amazon irá sempre lutar para manter uma mentalidade de startup – ela sempre vai lutar contra o contentamento e confiança que um sucesso devastador pode trazer. Bezos define o “Dia 2” como “falta de ação”, seguida pela irrelevância, seguida pelo declínio e morte, que é a razão pela qual ele acredita que é fundamental que a sua empresa permaneça no modo “Dia 1”.

 

Bezos discutiu o conceito do “Dia 1” em sua carta de 1997 aos acionistas. Ele iniciou listando todas as metas que a empresa tinha conquistado naquele ano, tais como atender 1,5 milhão de consumidores (a Amazon hoje atende mais de 310 milhões de clientes ativos), e gerar uma receita de US$ 147,8 milhões (ela reportou uma receita de US$ 178 bilhões em 2017). Ele continuou a carta falando sobre como a empresa necessita continuar a buscar oportunidades para evoluir em um mercado competitivo.

 

Essa filosofia de combinar visão com ação e adotando passos ousados e calculados tem sido uma tremenda direção para a companhia.

 

2. Ser centrado no cliente

 

Desde o comecinho da empresa, Bezos tem sido obsessivo em inovar de acordo com as necessidades e desejos do cliente. Ele acredita em focar nos clientes, não nos concorrentes. Não desperdice tempo superando os seus rivais; ao invés disso, foque em estar à frente do mercado. Ache maneiras de deixar os seus clientes entusiasmados e pedindo por mais.

 

“Uma coisa que eu amo sobre clientes é que eles são divinamente descontentes”, Bezos escreveu em suas carta de 2017 aos acionistas da Amazon. “As expectativas deles nunca são estáticas – elas aumentam. É a natureza humana… Você não consegue descansar nas suas glórias por muito tempo. Os clientes não permitirão”.

 

Você precisa intimamente entender o seu mercado e o que os seus clientes estão buscando. Se você der aos seus clientes o que eles querem, eles vão retornar. Bezos viu isso como a única maneira de sobreviver e se destacar em um mercado em constante mutação, e isso tem servido como o mais importante princípio por detrás dos empreendimentos da Amazon.

 

3. O que o seu “eu” com 80 anos de idade diria?

 

No mundo dos negócios frenético e agressivo de hoje, é difícil saber quais oportunidades são corretas e quais vão ficar para trás. Como você define qual caminho seguir?

 

Essa foi a situação que Bezos enfrentou quando ele surgiu com a ideia de lançar uma loja de varejo online. Ele já tinha um ótimo emprego em um fundo multimercado, mas ele via quão rapidamente a internet estava crescendo e sabia que a sua ideia tinha um imenso potencial. Então como é que ele tomou a coragem de deixar um emprego estável e muito bem pago para lançar uma startup?

 

Ele tirou um momento para refletir e projetar a si mesmo com 80 anos de idade. Ele iria se arrepender com 80 anos se ele não tivesse arriscado? A resposta foi um inegável sim.

 

“Na maioria dos casos, os nossos maiores arrependimentos são atos de omissão. São caminhos que acabamos não seguindo e que depois nos assombram”, Bezos disse. Ele sabia que ele sempre ficaria orgulhoso depois que ele tivesse tentado, mesmo se ele fracassasse.

 

4. Monte a melhor equipe para a sua empresa

 

O sucesso do seu negócio depende demais das pessoas que você contrata para ajudar a construí-lo. Bezos leva a construção de equipes muito a sério. A sua filosofia é focar em trazer as pessoas certas e depois dar a elas uma parte do sucesso da empresa, de maneira que elas fiquem motivadas a vê-la crescer.

 

Na carta aos acionistas de 2017, Bezos escreveu: “Nós sabemos que o nosso sucesso será afetado largamente por nossa capacidade em atrair e reter uma base de colaboradores motivados, cada um dos quais precisa pensar e agir como se fosse o dono”. Ao manter isso, a Amazon oferece uma remuneração pesada em ações da própria empresa. Isso aumenta o envolvimento do funcionário no sucesso geral da companhia.

 

A Amazon inclusive tomou a atitude de oferecer pagar aos colaboradores que não queiram mais trabalhar por lá até US$ 5.000 para deixar a empresa. Isso permite à companhia se livrar dos funcionários que estão desmotivados ou insatisfeitos, economizando assim mais dinheiro no longo prazo. E quanto àqueles que permanecerem, eles tenderão a ficar mais comprometidos com o seu trabalho.

 

5. Seja arrojado e inove onde realmente faça a diferença

 

Bezos disse que o objetivo da Amazon é ser “a empresa mais orientada ao cliente da Terra”, de forma que praticamente tudo o que entra na empresa é motivado com esse objetivo em mente.

 

Em cada passo do caminho na construção da sua loja online, Bezos adicionou características e funções que foram inicialmente consideradas injustificadas, mas foram extremamente benéficas ao cliente. Essa é a razão pela qual a Amazon está constantemente trabalhando em otimizar a sua logística e sistemas de entrega, e em fazer os seus serviços andarem da melhor maneira possível. A Amazon tem investido muitos recursos em desenvolver a sua infraestrutura. Esses investimentos têm compensado, já que a companhia agora ostenta o título de maior varejista online do mundo.

 

Ao desenvolver a sua empresa, Bezos está disposto a fazer movimentos que podem gerar perda de dinheiro no curto prazo, se esses movimentos ajudarem a empresa a atingir objetivos futuros e aumentar ainda mais a sua permanência no mercado.

 

6. Seja simples/frugal e eficiente – reinvista o lucro na empresa

 

A frugalidade é um dos princípios fundamentais da Amazon. Ser de baixo custo, eficiente e extremamente competitivo tem gerado bilhões à Amazon. Bezos tem foco do tipo “laser” em manter a produtividade alta e assegurar uma estrutura enxuta em todos os níveis – desde a alta liderança até os níveis da base. O próprio site da empresa lista a frugalidade como um princípio central, afirmando o seguinte: “Realize mais com menos. Dificuldades geram desenvoltura, autossuficiência e invenção”.

 

Isso não quer dizer que Bezos não vai gastar dinheiro – mas ele foca recursos nas áreas que interessam ao cliente. O modo como Bezos enxerga isso, cortando as despesas desnecessárias, incluindo despesas com funcionários, irá resultar em quedas de preço e economias para o cliente.

 

Mesmo com esse foco em simplicidade e frugalidade, a Amazon tem relativamente baixas margens de lucro. Apesar do seu valor na bolsa de valores ter atingido US$ 900 bilhões recentemente, durante as duas décadas como uma empresa de capital aberto, a Amazon tem acumulado um lucro de US$ 5,7 bilhões. Isso ocorre porque a Amazon continuamente reinveste o lucro em construir o negócio e aumentar a participação de mercado. Em resumo, Bezos escolhe construir a base de clientes ao invés de simplesmente aumentar os lucros.

 

7. Risco de fracassar para chegar ao sucesso

 

Uma das estratégias chave de Bezos para o sucesso é o seu método para fracassar. Bezos acredita em tentar uma multidão de ideias, sabendo que alguns projetos vão dar errado. Ele defende sempre a necessidade de tomar riscos calculados. Sem dar esse salto de fé, ele acredita, você nunca vai saber o que vai dar certo e o que não vai. De fato, aceitar a possibilidade de fracasso ajudou a Bezos ter coragem para criar a empresa.

 

Quando Bezos lançou a Amazon, ele deu a si mesmo uma chance de sucesso de 30%. “Essa é na verdade uma expectativa muito libertadora, esperando o fracasso”, Bezos diz no livro One Click: Jeff Bezos and the Rise of Amazon.com. Ele construiu a empresa ao abraçar o risco e aceitando que, às vezes, fazer isso significa perder dinheiro a fim de aprender lições. Bezos tira sarro de si mesmo sobre cometer “erros de bilhões de dólares”.

 

Porém, no longo prazo, toda essa experimentação tem valido a pena. No final, alguns poucos grandes sucessos irão compensar algumas dúzias de derrotas.

 

8. Sempre tenha um olhar no amanhã e depois de amanhã

 

Bezos tem focado no pensamento de longo prazo e estratégico no que se refere à Amazon. Mas ele também está buscando inspirar outros a pensar além do aqui e agora. Isso está refletido em muitos dos outros projetos que ele assume.

 

Em 2000, Bezos fundou a Blue Origin, uma empresa de voos espaciais e fabricação de aeronaves, a qual está desenvolvendo tecnologias para tornar o voo espacial algo mais barato para o ser humano médio. Isso é parte do seu sonho de longo prazo de possibilitar a vida humana no espaço de maneira permanente.

 

Ele está também trabalhando com a Fundação Long Now na construção de um relógio que irá registrar as horas por 10.000 anos. É desenhado para ser um ícone de pensamento de longo prazo. Como Bezos escreveu no website da empresa: “A maneira como eu vejo, os humanos estão tão avançados tecnologicamente que nós podemos criar não somente maravilhas extraordinárias, mas também problemas em escala global. É provável que nós precisemos de mais pensamento de longo prazo”.

 

Estar orientado ao futuro e assumir objetivos e sonhos de longuíssimo prazo têm forjado a maneira de pensar de Bezos e a sua perspectiva ímpar e diferenciada. A capacidade da Amazon de se manter evoluindo e reescrevendo as regras é um reflexo direto disso. Para Bezos, essa jornada nunca acaba.

 

Artur: Eu sou engenheiro formado na UNICAMP com MBA em Marketing e trabalho atualmente como Gerente de Mercado em uma empresa química alemã chamada Klüber Lubrication, pertencente ao Grupo Freudenberg. Sou Master Coach pelo Behavioural Coaching Institute (BCI) e Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) pela Sociedade Brasileira de PNL (SBPNL).