X

8 características que o entrevistador quer ver em você

dicas de entrevista de emprego

 

Este artigo é uma tradução do texto publicado no site Quora, espécie de perguntas e respostas online, com o título What are some green flags in a job interview? (https://www.quora.com/What-are-some-green-flags-in-a-job-interview).

 

A tradução da pergunta publicada no Quora seria algo do tipo “quais são as dicas para mandar bem na entrevista de emprego?”. O Quora permite que diversas pessoas respondam às perguntas e a resposta abaixo foi redigida por Mario Peshev, CEO da DevriX e consultor digital para pequenas e médias empresas.

 

Uma mentalidade de aprendizado. Todos os trabalhos requerem algum tipo de treinamento, além de uma mente aberta e uma disposição em aprender e em se adaptar ao novo ambiente.

 

Familiaridade com a empresa. Ao invés de aplicar o “método metralhadora” de disparar o seu CV para 50 empresas, pegue somente 2 ou 3 e o envie com prudência. Estude as empresas e entenda o propósito delas, modelo de negócios e tipos de atividades que você encontraria.

 

Questões estratégicas. Nenhuma descrição de cargo ou entrevista por aí revela o escopo completo de um trabalho e as oportunidades de longo prazo. Por meio de uma curiosidade genuína, você pode fazer uma série de perguntas importantes com relação ao dia a dia, a motivação da equipe atual, a política da empresa ou qualquer outra coisa relevante, além de ter ideia de como aplicar tudo isso na prática.

 

Adequação das habilidades. Quanto mais próximo for o seu perfil com a descrição da posição, mais chances de você receber uma oferta. A ambientação pode levar umas duas semanas ou até algo como 6-9 meses, dependendo da sua familiaridade com o segmento e a posição. Experiência anterior (ou estudo intensivo) na área irá ajudar a reduzir o atrito inicial e você se tornará mais produtivo.

 

Uma razão para ficar. Um senso de propósito e comprometimento com a empresa e a função. Um motivo indireto pelo qual você permanecerá no cargo por alguns anos sem ter de procurar por ofertas de trabalho alternativas de tempos em tempos.

 

Comunicação clara. A comunicação é um fator importante durante entrevistas, já que ela é um requisito para qualquer tipo de trabalho. Ser capaz de claramente articular as suas metas e demonstrar as suas habilidades é um fator chave durante a entrevista.

 

Espírito de equipe. Você também vai interagir com vários colegas e gestores dentro de uma organização – razão pela qual um espírito de equipe é importante. Embora isso não seja algo que você possa afirmar em seu CV (mesmo que alguns o busquem fazer), não se esqueça de explicitamente mencionar a importância de uma cultura de trabalho saudável e uma ligação forte entre os membros da equipe.

 

Expectativas salariais. Expectativas razoáveis de salário e dentro das normas de mercado são importantes para empresas de pequeno e médio portes. Nem todo negócio pode se dar ao luxo de pagar por talentos bem remunerados ou pode se comprometer com as expectativas de salário durante a entrevista.

Artur: Eu sou engenheiro formado na UNICAMP com MBA em Marketing e trabalho atualmente como Gerente de Mercado em uma empresa química alemã chamada Klüber Lubrication, pertencente ao Grupo Freudenberg. Sou Master Coach pelo Behavioural Coaching Institute (BCI) e Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) pela Sociedade Brasileira de PNL (SBPNL).