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8 ações para ser mais feliz no trabalho (sem mudar de emprego)

felicidade e realização no trabalho

 

Este post é uma tradução de um artigo publicado no site da revista norte americana Entrepreneur: 8 Actions You Can Take to Be Happier at Work Without Changing Jobs (https://www.entrepreneur.com/article/301150).

 

Independente de onde você escolha trabalhar, sempre haverá altos e baixos. Às vezes, fatos ruins acontecem e isso é normal. O importante a ser dar conta é o que te faz feliz e como você pode permanecer feliz. Tão cliché quanto isto possa ser, a força de uma atitude positiva prevalece sobre quase tudo. Assim, aqui estão oito maneiras para que você seja mais feliz no ambiente de trabalho.

 

1. É melhor entregar mais (over-deliver) do que se comprometer demais (over-commit)

 

É sempre uma ótima ideia se superar a qualquer tempo. A complacência no ambiente de trabalho pode ser muito tóxica. Contudo, se repetidamente, você se compromete mais do que você de fato entrega, você começará a perder a confiança nas suas próprias habilidades. Consequentemente, é sempre melhor entregar mais do que se comprometer demais e acabar morrendo na praia.

 

No final de tudo, você vai ter uma melhor noção do que você pode realizar dentro de um certo período de tempo. Dessa forma, você pode sempre definir metas atingíveis para si mesmo e superar as expectativas.

 

2. Não se estresse pelas coisas que você não pode controlar

 

Quanto maior a organização, menor é o controle que você terá sobre o que acontece. Não há nada mais frustrante do que se sentir inútil quando você sabe qual é a solução. Muito frequentemente, você será alertado para submeter a sua ideia para a direção da empresa ou para o seu superior – e isso, às vezes, enche a paciência.

 

Você precisa se lembrar de que você é a única pessoa que você mesmo pode controlar no final das contas. Não há razão para se estressar sobre coisas que você não pode controlar. É um completo desperdício de tempo.

 

3. Compita, mas não se compare

 

Cada pessoa vem de um contexto diferente. Cada um tem diferentes habilidades e capacidades. A última coisa que você vai querer fazer é se comparar com os outros no ambiente de trabalho. Em vez de fazer comparações desnecessárias do tipo “porque você não pode e eles podem”, canalize essa energia em uma espécie de “competição amigável”.

 

Se você trabalha em uma equipe de vendas, esforce-se ao máximo para competir com os seus colegas de departamento. Remova as emoções negativas e busque vender mais do que qualquer outra pessoa. Dessa maneira, você ficará engajado e motivado a bater os seus números.

 

4. Crie um ambiente de trabalho organizado

 

Independente se você trabalha de casa ou no escritório da empresa, o seu ambiente de trabalho é onde você passa a maioria dos seus dias. Se a sua mesa está bagunçada e desorganizada, isso vai afetar negativamente a sua produtividade. Mantenha o seu espaço limpo, se livrando de quaisquer itens que não sejam relacionados ao trabalho.

 

5. Pare de se levar tão a sério

 

É bom ser profissional e se manter responsável pelas suas tarefas. Assim, é comum que os indivíduos se levem a sério demais no ambiente de trabalho. Todas as pessoas cometem erros. Se você não pode rir de si mesmo de vez em quando, então é provável que vão rir de você.

 

A habilidade de transformar erros em lições positivas é algo que os seus colegas de trabalho irão certamente apreciar em você.

 

6. Aprenda como dizer “não”

 

Uma das coisas mais importantes nos negócios e na vida é a habilidade de dizer “não”. Se você constantemente diz sim para reuniões, tarefas do dia a dia e atividades remediativas, você se achará sendo usado. A habilidade de dizer “não” nos dá força em muitos sentidos.

 

Primeiro de tudo, isso valoriza o seu tempo. Não podem esperar que você apareça em todas as reuniões. Da mesma maneira, as pessoas não podem esperar que você esteja sempre disponível quando elas precisarem de você. Não há necessidade de você dar desculpas também. Um simples “não” é o suficiente e você pode continuar com o trabalho para o qual foi confiado.

 

7. Não tente vencer discussões com pessoas teimosas

 

Nós todos trabalhamos com aquela pessoa que sabe tudo e que tem resposta para qualquer pergunta. Não porque elas estejam certas, mas porque elas são teimosas.

 

Tentar vencer uma discussão com alguém assim é um completo desperdício de tempo e somente fará você se sentir pior. Isso não significa que você deva concordar com ele ou ela. Significa que você deve evitar o confronto e ter um plano claro para o que você vai fazer na sequência. Lembre-se: você pode controlar 100% dos seus pensamentos e atitudes, e 0% sobre as outras pessoas.

 

8. Mantenha a cabeça erguida sempre

 

Winston Churchill disse certa vez: “se você está atravessando o inferno, não pare”. Todos nós passamos por tempos difíceis. Você enfrentará decepções no trabalho inúmeras vezes. Aqueles que não compreendem isso só fazem piorar as coisas para si mesmos.

 

Quando eu estava assistindo a graduação do meu irmão na UC Berkely, Sheryl Sandberg fez um discurso poderoso e emocionante sobre o seu marido Dave Goldberg, que faleceu alguns anos atrás. Ela disse à multidão para não baixar a guarda quando coisas ruins acontecerem. As palavras dela foram muito fortes e têm me ajudado a manter a cabeça erguida quando eu tenho tempos difíceis.

 

É normal ficar frustrado. É normal se sentir para baixo. Mas você precisa se levantar porque sempre há coisas boas à frente.

 

A felicidade vai e vem. Independente de você estar trabalhando em uma startup de 5 pessoas ou numa empresa Fortune 500, haverá dias felizes e haverá dias tristes. A lição importante é que uma atitude positiva irá sempre triunfar. Se você quer ser mais feliz no trabalho, certifique-se de que você está adotando estes oito pontos.

Artur: Eu sou engenheiro formado na UNICAMP com MBA em Marketing e trabalho atualmente como Gerente de Mercado em uma empresa química alemã chamada Klüber Lubrication, pertencente ao Grupo Freudenberg. Sou Master Coach pelo Behavioural Coaching Institute (BCI) e Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) pela Sociedade Brasileira de PNL (SBPNL).