X

5 maneiras pelas quais o fracasso pode te ajudar na carreira

fracasso e coaching

 

Este artigo é uma tradução do texto originalmente publicado no site da revista americana Entrepreneur com o seguinte título: 5 Ways Failure Can Help Your Career (https://www.entrepreneur.com/article/318170).

 

O fracasso é chato, mas ele nos ensina. Apesar de errar o alvo nunca ser uma sensação agradável, o fracasso é um dos melhores professores no que diz respeito à vida e ao crescimento na carreira.

 

Uma vez que você superou a dor do fracasso, você consegue vê-lo como uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Esse é o momento quando você será capaz de seguir adiante na sua carreira com mais perspectiva e maior força. No longo prazo, isso pode te ajudar a avançar e atingir objetivos maiores e da melhor maneira.

 

Aqui estão cinco formas pelas quais o fracasso pode ajudar a sua carreira:

 

1. Considerar novas oportunidades

 

Como já diz o ditado, quando uma porta se fecha, outra se abre. Quando você sofre um revés, isso pode ser uma oportunidade disfarçada.

 

Às vezes, você fica tão perdido na correria do dia a dia que é fácil esquecer do que está te motivando na carreira, ou pelo que você está realmente trabalhando. O momento logo após uma derrota é a época perfeita para fazer uma avaliação de onde você está na carreira e para analisar os seus objetivos. Se você não está trabalhando na direção que você verdadeiramente gostaria de ir, o fracasso pode ser o ponto de partida que vai lhe ajudar a buscar novas oportunidades, as quais podem estar mais alinhadas com o lugar onde você de fato almeja chegar.

 

2. Sair da rotina

 

Seguir uma rotina pode até ser algo muito bom, mas cair em uma rotina improdutiva não é. Geralmente, quando você está em uma rotina, você não está tendo o melhor desempenho. E é justamente quando ocorrem os equívocos que levam às falhas. O fracasso pode te tirar da sua rotina e te trazer de volta ao momento presente.

 

O fracasso é chocante, mas isso não é necessariamente uma coisa ruim. Se você está em uma rotina, o fracasso pode impulsionar você a ser mais consciente e cuidadoso nos dias e semanas que se seguem. Em outras palavras, o fracasso pode fazer você se recompor, o que fará de você um profissional melhor e mais eficaz. Em última instância, isso é o que vai fazer você crescer na carreira.

 

3. Catalisador de mudança

 

O fracasso é o sinal mais claro que você vai receber de que algo que está fazendo não está funcionando. Isso te dá a oportunidade de avaliar honestamente o que não funcionou e usar isso como um catalisador para a mudança. O que você poderia mudar para reduzir a chance de fracassar novamente?

 

Pode ser um pequeno hábito ruim que está te segurando e travando. Fracasso é quando você se dá conta de que precisa erradicar esse hábito. A sua falha pode ser um sinal de alguma coisa maior e mais fundamental que necessita mudar, como a área em que você trabalha ou os diferentes papéis que você tem no trabalho. Independente disso, o fracasso pode trazer a sua atenção para o que necessita ser modificado.

 

A consciência de que uma mudança é necessária é um primeiro passo poderoso. O que você precisa mudar para ser bem-sucedido? De posse dessa informação, você pode começar a dar passos adicionais necessários para criar uma mudança real e duradoura que vai ajudar a sua carreira.

 

4. Evitar erros futuros

 

O fracasso não é definitivo – se você aprender com os seus erros. Se você continua cometendo os mesmos erros, então é claro que você não está aprendendo com os próprios erros.

 

Uma vez que você teve a chance de se recuperar da sua falha, avalie honestamente o que deu errado e o que poderia ter sido diferente. Se você verdadeiramente aprende a lição com a sua falha, então isso pode te blindar de falhas futuras (e potencialmente maiores). Você nunca vai chegar num ponto onde você não comete erros, mas a ideia é continuamente cometer erros novos e diferentes, com os quais você pode continuar a aprender. Com o tempo, você continuará a evoluir com mais força e aprendendo novas coisas. Um desejo de aprender é uma característica comum das pessoas de maior sucesso.

 

5. Isso te mantém (ou te deixa) mais humilde

 

Quando você só experimenta sucesso e ascensão na carreira, você pode começar a pensar que é invencível. Isso pode distorcer o seu senso de realidade. Você pode começar a pensar que as regras não se aplicam a você, ou que você não pode fracassar. Infelizmente, essa falta de fracassos pode realmente te deixar em desvantagem.

 

O fracasso tem, por um lado, um efeito doloroso, mas positivo em última instância, de te manter humilde em sua carreira. Quando você de fato experimenta o fracasso, você passa a apreciar muito mais o sucesso. O fracasso, nesse sentido, pode te fazer lutar com mais garra. Você vai permanecer motivado a aprender mais e continuar melhorando com o tempo. Como um bônus, ao permanecer humilde, provavelmente você vai se tornar uma pessoa mais bem vista, o que certamente não vai prejudicar a sua carreira.

Artur: Eu sou engenheiro formado na UNICAMP com MBA em Marketing e trabalho atualmente como Gerente de Mercado em uma empresa química alemã chamada Klüber Lubrication, pertencente ao Grupo Freudenberg. Sou Master Coach pelo Behavioural Coaching Institute (BCI) e Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) pela Sociedade Brasileira de PNL (SBPNL).