X

4 dicas para o seu deslocamento para o trabalho se tornar a parte mais produtiva do dia

deslocamento para o trabalho

 

Este artigo é uma tradução do texto publicado no site da revista norte americana Inc. com o seguinte título: 4 Tips to Make Your Commute the Most Productive Part of Your Day (https://www.inc.com/brian-scudamore/how-super-commuters-can-make-the-most-of-their-trip-to-the-office.html).

 

Você acha que o seu trajeto para o trabalho é muito difícil? O nosso COO, Erik Church, mora em Toronto e trabalha em Vancouver – isso é uma viagem de 2.000 milhas (cerca de 3.200 km) para o escritório todas as semanas.

 

Ele não é o único a se deslocar por longas distâncias: cerca de 10% da população economicamente ativa viaja mais de 180 milhas (quase 290 km) para chegar no trabalho, e esse número tende a crescer, já que mais e mais empresas estão procurando por talentos fora da sua área geográfica. Na Europa, o número de pessoas vivendo e trabalhando em outro país aumentou 40% na última década.

 

A tecnologia torna possível trabalhar de qualquer lugar, mas o tempo dentro do escritório ainda é fundamental. Para Erik, ficar face a face com colegas significa pegar um voo de 5 horas, duas vezes por semana, todas as semanas.

 

Nem todos nós precisamos pegar um voo para o escritório todas as semanas, mas até mesmo trabalhadores locais ou pessoas que viajam frequentemente a trabalho poderiam aprender uma coisa (ou mesmo duas) com o nosso próprio colega campeão em deslocamento. Aqui estão algumas dicas de como aproveitar o tempo de deslocamento ao trabalho o máximo possível:

 

Mapeie o seu tempo em trânsito como se fosse um dia de trabalho

 

Tipicamente, Erik pega um voo às 6:30 h na manhã de segunda feira e retorna para Toronto na quinta feira à tarde. Isso totaliza 10 horas no ar a cada semana, o que é equivalente a um dia completo de trabalho. Ele aprendeu a transformar essas horas ininterruptas em tempo produtivo de trabalho que lhe permite foco total.

 

Tanto faz se você está viajando longas distâncias ou apenas gastando tempo no trânsito todos os dias, o segredo é planejar o dia. Pesquisa mostra que as pessoas que mapeiam o seu dia ou definem uma agenda podem aumentar a produtividade em 25%.

 

Você não apareceria para uma reunião sem uma preparação. Assim, entre no avião, trem ou carro com uma estratégia para o seu trajeto ao trabalho. Erik se assegura para que ele tenha um calendário para os seus voos, assim como as impressões ou arquivos que ele venha a precisar, de maneira que ele possa focar em organizar a sua caixa de emails, analisar orçamentos ou ler relatórios de desempenho – nunca desperdiçando um momento sequer.

 

Alinhe reuniões com colegas de trabalho quando estiverem viajando juntos

 

Uma outra maneira de maximizar o tempo de trânsito é aproveitar esse tempo para fazer reuniões importantes. Na O2E Brands, nós compartilhamos a nossa agenda de viagens. Assim, executivos indo para o mesmo destino podem ir juntos e aproveitar para repassar assuntos importantes. Se vocês podem pegar um voo, um ônibus ou trem juntos, então vocês podem trabalhar juntos também.

 

Há poucas semanas atrás, Erik e eu íamos estar em Montreal. Assim, nós reservamos assentos um do lado do outro no avião. Então, nós conseguimos passar 5 horas discutindo os principais projetos e fazendo brainstorming para obter novas ideias. É difícil encontrar tempo de qualidade como aquele dentro do escritório.

 

Aproveite ao máximo o tempo em que está frente a frente com os colegas

 

Manter uma excepcional cultura corporativa tem sido parte integrante do nosso sucesso e a presença é muito importante. Com isso em mente, Erik assegura que o seu tempo no escritório central é focado em trabalhar com outras pessoas.

 

A videoconferência é útil, mas ela não consegue substituir a interação face a face: sugestões verbais e linguagem corporal ajudam a criar relacionamentos pessoais fortes entre colaboradores, e reuniões presenciais geram 30% mais ideias do que interações digitais. Erik não tem uma sala privativa. Assim, ele constantemente se movimenta por todo o escritório e interage com as pessoas de diferentes departamentos. Isso lhe dá insights nos relacionamentos e projetos que lhe seriam impossíveis conseguir pelo telefone.

 

Aperfeiçoe o seu equilíbrio

 

Finalmente, a dica número 1 de Erik para quem se desloca todos os dias para o trabalho é se lembrar do equilíbrio vida pessoal e trabalho. Quando você está trabalhando longe de casa, pode ser difícil priorizar o bem estar e os relacionamentos. É por isso que ele dedica tempo para conversar com a sua família todos os dias via Facetime, e tem uma orientação muito clara de não atender chamadas nem ver emails quando ele está em caso nos fins de semana.

 

No fim de tudo, tão importante quanto o seu trabalho possa ser, a sua felicidade afeta a sua produtividade e satisfação no trabalho. Assim, cuide disso com a mesma atenção e planejamento com que você cuida do seu deslocamento de casa para o trabalho.

 

_________________________________________________________________________

Nota do iCarreira:

 

Para alguém que, como eu, mora em uma grande cidade (no meu caso, São Paulo) e gasta boa parte do dia nos trajetos casa-trabalho e trabalho-casa, é fundamental ter uma estratégia para fazer uso eficientemente das horas que passamos dentro de um carro, ônibus, trem ou avião.

 

Eu, por exemplo, gasto cerca de 2 horas todos os dias em deslocamento para o trabalho e no retorno para casa. A minha vida mudou bastante desde que me dei conta de que precisaria aproveitar essas 2 horas para me desenvolver de alguma forma. Foi aí que comecei a buscar opções do tipo áudio livro, podcast e outros aplicativos.

 

Hoje em dia, essas 2 horas por dia dentro do carro me são muito mais interessantes e nem me estresso mais como costumava antes me estressar no trânsito. Esse tempo de deslocamento virou, basicamente, um momento de desenvolvimento pessoal e profissional. Há tanto material de excelente qualidade por aí que a gente tem somente de saber filtrar o emaranhado de conteúdo disponível (muitos gratuitamente, como os podcasts, por exemplo).

 

E você, o que tem feito para maximizar o tempo em que gasta todos os dias no transporte até o trabalho?

Artur: Eu sou engenheiro formado na UNICAMP com MBA em Marketing e trabalho atualmente como Gerente de Mercado em uma empresa química alemã chamada Klüber Lubrication, pertencente ao Grupo Freudenberg. Sou Master Coach pelo Behavioural Coaching Institute (BCI) e Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) pela Sociedade Brasileira de PNL (SBPNL).