Este artigo foi baseado no texto publicado no site Business Insider (21 psychological tricks that will help you ace a job interview – http://www.businessinsider.com/psychological-tricks-to-ace-job-interview-2017-3/#-1).
Embora no momento da entrevista eles podem parecer maiores do que tudo, os entrevistadores são pessoas como você.
Isso significa que eles são suscetíveis às mesmas preferências psicológicas e viés cognitivo que afetam todos nós. Ajustes simples à maneira como você fala e age podem fazê-lo parecer muito mais simpático, competente e “contratável” aos olhos deles.
Com isso em mente, nós criamos uma lista de estratégias fáceis para facilitar uma conexão com seu entrevistador e aumentar suas chances de conseguir o emprego.
1. Programe a sua entrevista em torno de 10:30 em uma terça-feira
De acordo com o site Glassdoor, o “melhor” tempo para organizar uma entrevista é o tempo que é melhor para o entrevistador – não o tempo que é melhor para você.
Então, se o responsável pela contratação lhe oferece alguma flexibilidade na escolha de um horário para a entrevista, pergunte se você poderia chegar em torno de 10:30 em uma terça-feira. Isso é possível quando o entrevistador está relativamente relaxado.
Em geral, você deve evitar reuniões de manhã cedo, porque o entrevistador ainda pode estar preocupado com tudo o que precisa para ser feito naquele dia. Você também vai querer evitar ser a última reunião do dia de trabalho, uma vez que o seu entrevistador já pode estar pensando sobre o que ele precisa fazer em casa.
2. Não vá à entrevista no mesmo dia que os candidatos mais fortes
Pesquisas sugerem que os entrevistadores baseiam suas avaliações de candidatos individuais em quem mais entrevistaram naquele dia.
Um estudo, de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e da Universidade de Harvard, descobriu que os candidatos que foram entrevistados no final de um dia, após uma série de candidatos fortes, foram classificados abaixo do esperado. Por outro lado, aqueles que foram entrevistados após uma série de candidatos mais fracos foram classificados acima do que o esperado.
Não está claro se este é um fenômeno inconsciente, ou se os entrevistadores estão conscientemente avaliando os últimos candidatos acima ou abaixo do que deveriam, porque eles não querem que seus supervisores pensem que estão dando a todos as mesmas classificações.
De qualquer maneira, se você tem algum conhecimento de quais outros candidatos serão entrevistados e quando isso vai ocorrer, opte por ser entrevistado após candidatos menos qualificados.
3. Combine a cor da sua roupa com a imagem que deseja projetar
Uma pesquisa do site CareerBuilder com contratantes e profissionais de recursos humanos descobriu que diferentes cores de roupas transmitem impressões distintas.
Vinte e três por cento dos entrevistadores recomendaram usar azul, o que sugere que o candidato gosta de trabalhar em equipe, enquanto 15% recomendaram preto, o que sugere potencial de liderança.
Enquanto isso, 25% disseram que laranja é a pior cor para se vestir, e sugere que o candidato é pouco profissional.
Veja o que outras cores indicam:
Cinza: lógico/analítico
Branco: organizado
Marrom: confiável
Vermelho: poder
4. Adapte suas respostas à idade do entrevistador
Você pode aprender muito (mas não tudo) sobre o entrevistador e o que ele quer ouvir com base em sua idade ou geração.
Em seu livro “Crazy Good Interviewing“, John B. Molidor, Ph.D., e Barbara Parus escreveram que você deve conduzir-se um pouco diferente com base na geração a que seu entrevistador pertence. Aqui está a sua sugestão:
Entrevistadores geração Y (entre 20 e 30): Traga amostras visuais de seu trabalho e destaque sua capacidade de multitarefa.
Entrevistadores geração X (entre 30 e 50): Enfatizar a sua criatividade e mencionar como o equilíbrio entre trabalho e vida contribui para o seu sucesso.
Entrevistadores Baby Boomers (entre 50 e 70): Mostre que você trabalha duro e demonstra respeito pelo que eles conseguiram.
Entrevistadores da geração silenciosa (entre 70 e 90): mencione sua lealdade e compromisso com trabalhos anteriores.
5. Mantenha suas palmas das mãos abertas
De acordo com Molidor e Parus, seus movimentos da mão contribuem para a impressão que você transmite em uma entrevista de trabalho.
Mostrar suas palmas geralmente indica sinceridade, enquanto pressionar as pontas dos dedos de suas mãos juntas indica confiança.
Por outro lado, você não deve manter suas palmas para baixo, o que é um sinal de dominância. Você também deve evitar esconder suas mãos, pois parece que você tem algo a esconder; batucar com os dedos, o que mostra impaciência; dobrar os braços, o que indica frustração; e abusar dos gestos com as mãos, que pode causar distração.
6. Encontre algo em comum com o entrevistador
De acordo com a “hipótese de similaridade-atração”, tendemos a gostar de pessoas que compartilham atitudes semelhantes.
Portanto, se você souber que seu entrevistador, assim como você, valoriza o serviço comunitário, procure trabalhar esse tópico em sua conversa.
7. Espelhe a linguagem corporal do entrevistador
O “efeito camaleão” é um fenômeno psicológico que descreve como as pessoas tendem a se gostar mais quando exibem linguagem corporal semelhante.
A especialista em linguagem corporal Patti Wood diz que, idealmente, deveria parecer que você está “dançando” com a outra pessoa. Caso contrário, pode parecer que você não está interessado no que ela está dizendo e você não é um membro da equipe, ou mesmo que você está mentindo.
Então, se o entrevistador está inclinado para a frente em sua cadeira e colocar as mãos sobre a mesa, sinta-se livre para fazer o mesmo. É provável que ele não note que você está copiando ele.
8. Elogie o entrevistador e a empresa sem autopromoção
Em um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade de Washington e da Universidade da Flórida e citado no site PsyBlog, os pesquisadores descobriram que os alunos que demonstravam gratidão com os seus entrevistadores, sem descambarem para a autopromoção, foram mais propensos a ser recomendados para o trabalho. Isso porque aqueles estudantes pareciam combinar melhor com a empresa.
9. Mostrar confiança e respeito simultaneamente
Sucesso nos negócios é muitas vezes uma questão de competir e cooperar, dizem Adam Galinsky e Maurice Schweitzer, professores que escreveram o livro “Friend and Foe” (Amigo e Inimigo).
Em uma entrevista de emprego, isso significa mostrar deferência e respeito ao seu entrevistador e, ao mesmo tempo, demonstrar autoconfiança. Uma maneira de fazer isso é dizer algo como: “Eu gosto muito do seu trabalho em (qualquer área). Isso me lembra também do meu trabalho em (qualquer área).”
Você demonstra confiança ao tomar a iniciativa em orientar a conversa, mas também respeito quando você mostra admiração pelo trabalho do seu entrevistador.
10. Seja sincero sobre suas fraquezas
Ao responder à pergunta “qual é a sua maior fraqueza?” Seu impulso inicial pode ser criar uma resposta estratégica que realmente enfatiza seus pontos fortes. Por exemplo, você pode dizer: “sou tão perfeccionista” ou “trabalho muito duro”.
Mas pesquisa recente da Harvard Business School sugere que contar vantagem ou ostentar por meio de uma queixa pode ser um ponto extremamente negativo nas entrevistas. É mais sensato dizer algo genuíno como “eu não sou sempre o melhor em organização”, que soa mais honesto e poderia fazer seu entrevistador mais inclinado a recomendá-lo para a posição.
Curiosamente, um estudo realizado em 2016 por alguns pesquisadores da Brown University descobriu que vangloriar-se em geral é mais útil em certos contextos do que em outros. Quando você se vangloria sobre como você é responsável, por exemplo, e não há nenhuma evidência para sugerir que você não é, você parece mais competente.
Se, no entanto, sua recomendação de seu último gerente indica claramente que você é irresponsável, você parecerá menos competente por ter se gabado.
11. Prepare-se para se sentir poderoso
Um número crescente de pesquisas sugere que você pode facilmente fazer-se sentir e parecer mais poderoso no ambiente de trabalho.
Em um estudo, da Universidade de Nova York e da Universidade de Columbia, os participantes que escreveram sobre uma época em que tinham responsabilidade sobre outras pessoas eram consideradas como mais influentes durante uma tarefa em grupo – e essa impressão permaneceu até dois dias depois. Você pode empregar a mesma estratégia em uma entrevista de trabalho: antes de você chegar para a entrevista, escreva algumas notas sobre uma ocasião em que você agiu como líder no trabalho.
12. Falar expressivamente
Se você quiser soar inteligente, evite falar em tom monótono.
De acordo com Leonard Mlodinow, autor de “Subliminar: Como sua mente inconsciente governa seu comportamento”:
“se dois oradores pronunciarem exatamente as mesmas palavras, mas um fala um pouco mais rápido, mais alto, com menos pausas e maior variação de volume, esse orador será considerado mais enérgico, experiente e inteligente.”
“expressivo discurso, com modulação na velocidade e volume, e um mínimo de pausas aumenta a credibilidade e reforça a impressão de inteligência.”
Para a revista Inc., Geoffrey James sugeriu que você “diminua a velocidade e acelere, dependendo da importância do que você está comunicando no momento. Se você está fazendo um resumo ou falando sobre o contexto, fale mais rapidamente do que quando você está fornecendo nova informação. Quando você está introduzindo um conceito importante, desacelere para dar aos ouvintes tempo para absorvê-lo”.
13. Faça contato visual quando você encontrar o seu entrevistador pela primeira vez
Não seja tímido – quando o entrevistador vier para cumprimentá-lo, olhe-o nos olhos.
Em um estudo, alguns pesquisadores da Northeastern University pediram aos participantes para assistir vídeos de estranhos conversando entre si pela primeira vez e, em seguida, avaliar quão inteligente cada pessoa parecia. Os resultados mostraram que as pessoas que constantemente faziam contato visual enquanto falavam eram consideradas mais inteligentes do que aquelas que não faziam.
14. Seja amigável e assertivo ao mesmo tempo
Um estudo fascinante, da Universidade de Guelph, no Canadá, procurou abordar as razões pelas quais os candidatos que parecem ansiosos são menos propensos a conseguir a vaga de emprego.
Pelo menos em entrevistas simuladas, não são tiques nervosos que prejudicam suas chances. Na verdade, o que ocorre é que estar ansioso pode fazer você parecer menos caloroso e assertivo, e fazer você falar lentamente.
“Se você não é naturalmente extrovertido, você precisa buscar vender suas habilidades”, disse a autora do estudo Deborah M. Powell à Forbes. “Não tenha medo de tomar posse de sua contribuição para um projeto.”
Powell disse à Forbes que a fala lenta prejudica as chances dos candidatos porque os entrevistadores podem assumir que os candidatos estão tendo dificuldade em responder às suas perguntas.
15. Apresente seu potencial
Você pode ser tentado a dizer ao seu entrevistador tudo sobre suas realizações passadas – mas a pesquisa sugere que você deve se concentrar mais no que você poderia fazer no futuro, caso a empresa contratar você.
Em um estudo, da Universidade de Stanford e da Harvard Business School, os participantes receberam informações sobre um candidato hipotético. Alguns participantes aprenderam que o candidato tinha dois anos de experiência e tinha recebido uma alta pontuação em um teste de liderança. Outros aprenderam que o candidato não tinha experiência e tinha recebido uma alta pontuação em um teste de potencial de liderança.
Os resultados mostraram que os participantes pensaram que o candidato seria mais bem sucedido quando souberam que ele tinha um grande potencial.
De acordo com a psicóloga social Heidi Halvorson, nossos cérebros prestam mais atenção à informação incerta porque querem desvendá-la. Isso significa que passamos mais tempo analisando essa informação e, se a informação é positiva, ficamos com uma visão mais favorável da competência de uma pessoa.
16. Prepare-se para perguntas desconfortáveis
A Harvard Business Review falou com John Lees, autor de “The Interview Expert: How to Get the Job You Want” e ele recomendou que os candidatos se preparem para perguntas que eles prefeririam não responder.
Aqui está um trecho do artigo da HBR: “Digamos que você foi demitido. Você pode dizer algo como: ‘como centenas de outras pessoas, eu perdi meu emprego quando a empresa reduziu o quadro de pessoal. Mas isso me deu uma chance de olhar para as habilidades que eu desenvolvi e identifiquei novas áreas de crescimento’. Mude sua resposta do passado para o presente e mantenha a conversa em um lugar confortável”.
17. Não sorria muito
Não há necessidade de fazer careta para o seu entrevistador – mas você também vai querer evitar manter um sorriso gigante emplastrado em todo o seu rosto. Pesquisas sugerem que, para certas profissões, sorrir em demasia pode minar seu sucesso em uma entrevista de trabalho.
Em um estudo, do Departamento de Assuntos de Veteranos, da Northeastern University e da Universidade de Lausanne, os pesquisadores pediram aos estudantes universitários para simularem entrevistas de emprego. Eles descobriram que os estudantes que encenavam candidatos para o cargo de repórter de jornal, gerente e assistente de pesquisa eram menos propensos a obter a vaga fictícia de trabalho quando sorriam – especialmente no meio das entrevistas.
Outra parte do estudo descobriu que as pessoas esperam que os candidatos de emprego sorriam mais quando eles estão se candidatando para uma posição de atendimento ao cliente ou vendas.
18. Ficar entusiasmado
Como Jonathan Golding e Anne Lipert apontaram no site da Psychology Today, vários estudos descobriram que os candidatos que projetam energia e entusiasmo geralmente têm maior probabilidade de conseguir o emprego.
Eles escreveram: “Em particular, os candidatos com maior afeto e nível de energia são significativamente mais propensos a serem convidados de volta para uma segunda entrevista do que os candidatos que demonstram menor afeto, nível de energia e assertividade”.
19. Não despreze o bate papo pré-entrevista
Pesquisa recente sugere que o aparente e inofensivo quebra gelo antes que a entrevista realmente comece – o que os psicólogos chamam de “construção de relacionamento” – pode causar um grande impacto na impressão do entrevistador sobre você.
No estudo, liderado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia, Texas A & M University e Texas Christian University, os candidatos que fizeram um bom trabalho tendo pequenas conversas em entrevistas simuladas receberam classificações mais elevadas sobre as questões relacionadas ao trabalho do que os candidatos menos aptos a bate papo, significando que as primeiras impressões dos entrevistadores influenciaram suas impressões gerais.
20. Saia do script
Essa é uma sugestão dos professores da Ohio State University e da Kellogg School of Management. Escrevendo na Harvard Business Review, eles disseram que o entrevistador e o entrevistado estão frequentemente seguindo “scripts pré-programados”, com ambos enfocando o currículo do candidato.
É por isso que eles aconselham os candidatos a fazer uma pausa após o entrevistador fazer uma pergunta, em vez de lançar em uma resposta rotineira. Eles recomendam que o candidato “ouça e reutilize algumas palavras-chave da pergunta do entrevistador em sua própria resposta para sinalizar que você está construindo sobre a declaração do entrevistador”.
Os professores continuam: “Um de nossos gerentes compartilhou outra técnica que ele usou para interromper o roteiro, dizendo: ‘Deixe-me dizer o que não está no meu currículo’. Isso chamou a atenção do entrevistador, já que o entrevistador parou de olhar o currículo”.
21. Pergunte ao entrevistador porque te convidaram para a entrevista
“Por que você me convidou para esta entrevista hoje?” Pode parecer uma pergunta muito estranha. Mas de acordo com o psicólogo Robert Cialdini, ela funciona. Especificamente, chama a atenção do entrevistador para seus pontos fortes e as razões pelas quais eles gostaram de você.
“Você terá direcionado esses avaliadores para as suas características positivas”, disse Cialdini ao Business Insider. “Com isso em mente, eles agora estarão em um estado mental mais sugestivo para te ver com bons olhos”.