Este artigo é uma tradução do post do site da revista norte americana Inc. com o seguinte título: 15 Mind-Blowing Facts About the Human Brain Every Entrepreneur Should Know (https://www.inc.com/marla-tabaka/15-mind-blowing-facts-about-human-brain-every-entrepreneur-should-know.html).
Nos últimos 15 anos, avanços tecnológicos têm proporcionado a neurocientistas e pesquisadores as ferramentas para reunir mais fatos sobre o cérebro humano do que tudo o que nós sabíamos anteriormente. Esses avanços têm provado que o cérebro é mais capaz do que nós imaginávamos, mas os cientistas também descobriram evidências para provar que alguns dos poucos “fatos bem conhecidos” não são nada, a não ser mitos. Muitas dessas descobertas se traduzem em informação útil, e algumas outras são simplesmente fascinantes.
1. Multi tarefas
Empreendedores acreditam ser prodigiosos multi tarefas, o que, em minha experiência, limita a produtividade. Nós agora sabemos disso porque o seu cérebro não pode aprender ou se concentrar em duas coisas ao mesmo tempo. Ele pode alternar entre tarefas, mas ao fazer isso diminui a sua atenção, habilidade em aprender, memória de curto prazo e a performance mental como um todo. Assim, pare de uma vez com isso.
2. Pensamentos repetitivos
O cérebro médio gera até 50.000 pensamentos todos os dias. Se você fosse rastrear esses pensamentos, o que é impossível, você descobriria que muitos deles são os mesmos pensamentos que você teve ontem. Pare com o hábito da preocupação a fim de que os seus pensamentos repetitivos te sirvam para coisa melhor.
3. Millenials
Millenials, embora brilhantes em muitas áreas, são mais esquecidos do que baby boomers. Alguns terapeutas culpam o estresse pelo problema da memória, já que é sabido que o estresse provoca o esquecimento, depressão e prejudica o julgamento. É também dito que, tendo crescido com a tecnologia, a qual promove o efeito multi tarefa, associado com pouco sono, as gerações mais jovens estão perdendo a sua recordação. Leia livros (off-line).
4. Água
Empreendedores entendem a necessidade de se exercitar para combater o estresse. Noventa minutos de suor podem temporariamente encolher o cérebro mais do que um ano de envelhecimento o faz. É recomendável que nós bebamos cerca de oito copos de água por dia, e isso somente reforça a necessidade de água. Até mesmo uma pequena falta de água pode causar desidratação por todo o corpo, o que pode resultar em perda de memória de curto prazo e perda da habilidade de se concentrar e focar.
5. Mais sobre a água
O cérebro não consegue estocar a água por meio de uma reposição de água inconstante, o que leva ao encolhimento da massa cinzenta, forçando o cérebro a trabalhar mais. Você necessita de energia para liderar a sua empresa. Se você não obedece aos seus requerimentos diários de água, você terá um desempenho inferior. Você também pode se sentir mais mal humorado, menos alerta e ter dificuldades em processar as coisas. Beba água.
6. Criar adolescentes
Alguns pais jocosamente dizem que os seus filhos sofreram “morte cerebral” quando fizeram 13 anos. Como adolescentes, mais tomadas de decisões acabam sendo solicitadas em suas vidas. A escola é mais difícil e mais responsabilidades são exigidas deles. Toda essa carga de demandas e o cérebro deles só vai atingir a maturidade quando completarem, pelo menos, 25 anos de vida. O “terno executivo” do cérebro calcula risco e recompensa, resolução de problemas, priorização, planejamento e pensamento a frente e, sim, emoções. E essa é mesmo a hora que devemos perguntar aos nossos filhos o que eles decidiram que querem fazer pelo resto de suas vidas?
7. Estresse
Empreendedores normalmente sofrem de estresse crônico, o qual por vezes leva à depressão. Ambos podem causar encolhimento do cérebro. É possível reduzir os seus níveis de estresse e é obviamente importante que você o faça.
8. Capacidade cerebral
Nós todos já ouvimos que somente uma pequena porção do cérebro é usada (dizem algo como 10%). Errado de novo. Imagens “escaneadas” do cérebro moderno mostram que nós usamos a maior parte dele na maior parte do tempo, mesmo quando nós estamos dormindo. Por outro lado, nem toda região do cérebro está trabalhando em sincronia, mas a maior parte está sendo usada em um período de 24 horas. Sim, os humanos têm usado 100% da força do cérebro que está disponível para todos nós.
9. Tomada de decisão
Durante tempos de aflição, muitos empreendedores sentem que estão sem o controle das suas vidas. Ledo engano, você apenas não está desacelerando o suficiente para acessar a sua mente subconsciente. Por que isso é importante? Porque 95% das suas decisões ocorrem em sua mente subconsciente. Você pode identificar a sua mente subconsciente como sendo a sua intuição ou instinto.
10. Quociente de inteligência (Q.I.)
Outro mito: você não nasceu com um determinado nível de inteligência ou número de neurônios. A recém descoberta propriedade da plasticidade do cérebro (ou neuroplasticidade) confirma que nós conseguimos continuar a formar novos neurônios, o que ajuda no aumento da função cognitiva. Além disso, uma memória exemplar é uma habilidade desenvolvida pelo emprego das melhores técnicas de memória. Você pode ficar mais inteligente e ter uma memória melhor. Isso somente exige educação e prática.
11. Pensamento negativo
Dentre os milhares de pensamentos que você tem todos os dias (cerca de 50 mil), os pesquisadores estimam que 70% deles são negativos. Isso inclui auto crítica, pessimismo e medo. Você pode aumentar as chances de ser positivo praticando mindfulness.
12. Estímulos mentais
O seu cérebro naturalmente anseia por estímulo mental. Pesquisa mostra que, especialmente os homens, prefeririam se dar choques elétricos ao invés de sentar quietos em uma sala e pensar! Pois é, o tédio é somente o cérebro dizendo a você do que ele precisa. Contudo, isso não anula os benefícios da meditação e de outras técnicas de mindfulness.
13. Influência das marcas
Sim, de fato, os cérebros de pessoas que usam iPhones e outros equipamentos da Apple são diferentes daqueles que usam produtos Android. Imagens de ressonância magnética revelam que produtos da Apple estimulam o “ponto de Deus” nos cérebros dos usuários (o mesmo ponto do cérebro que é ativado por imagens religiosas em pessoas de fé). Assim como a Apple, celulares e redes sociais nos oferecem uma oportunidade para expressar as nossas necessidades básicas. Ao saber disso, marcas inteligentes podem criar seguidores leais por toda a vida.
14. Uso do álcool
Você gosta de “desestressar” com o uso ilimitado de álcool? Beber não mata os neurônios, como nós uma vez acreditávamos, mas irá danificar o tecido de conexão na ponta dos neurônios. Se você não se lembra do que fez na última noite (e você estava bebendo), não é porque você esqueceu. Enquanto você está bêbado, o seu cérebro é incapaz de formar memórias.
15. Introvertidos e extrovertidos
Sim, os cérebros de introvertidos e extrovertidos são razoavelmente diferentes. Imagens de ressonância magnética revelam que a rede de recompensa de dopamina é mais ativa em cérebros de extrovertidos, enquanto introvertidos preferem usar um neurotransmissor diferente chamado acetilcolina. A diferença é que a acetilcolina faz com que os introvertidos se sintam bem quando eles se voltam para si mesmos, o que impulsiona as suas habilidades de pensar com profundidade, refletir e focar intensamente em apenas uma coisa por um longo período de tempo.