Este artigo é uma tradução do texto originalmente publicado no site da revista americana Inc. Magazine com o seguinte título: 10 Worst Boss Traits (Ranked in Order of What MakesPeople Quit Most) (https://www.inc.com/john-brandon/bad-boss-traits-ranked-in-order-of-what-makes-peop.html).
Nos anos 90, quando trabalhava como executivo em um grande varejista de produtos eletrônicos, eu reportava a um chefe que não entendia as minhas habilidades ou a minha expertise.
Ele falava a todo tempo sobre uma grande instalação de ERP que ele estava conduzindo. Eu comentava sobre os projetos que estava escrevendo, uma nova usabilidade e o laboratório de design que nós estávamos construindo, e diversos conflitos entre os colaboradores. A questão central é que ele não valorizava a minha contribuição ou a contribuição da minha equipe. Nós falávamos línguas diferentes.
Por outro lado, ele não exibia a característica número 1 que faz as pessoas pedirem demissão, o que pode explicar porque eu fiquei por lá mais alguns anos depois disso tudo (de fato, nós aprendemos a sobreviver naquele ambiente no final das contas).
Uma nova pesquisa de uma empresa chamada BambooHR entrevistou 1.000 funcionários e listou as principais razões pelas quais eles procuravam por um outro emprego (eles também descobriram que 44% dos entrevistados pediram demissão em função de um chefe ruim). Já que essas razões para se demitir são muito comuns, eu adicionei algumas notas sobre o fato de um chefe ruim poder ser um problema – e como superá-lo.
1. O seu chefe leva o crédito pelo seu trabalho (63%)
Uma das grandes descobertas é que funcionários realmente odeiam quando o chefe leva o crédito pelo seu trabalho. E colaboradores mais velhos (acima dos 45 anos) ficam ainda mais irritados. Por que isso é um gatilho? Empregados querem ser reconhecidos e também desafiados a realizarem metas ambiciosas. Quando eles percebem que não vão levar crédito algum ou alguém vai levar o crédito em seu lugar, eles perdem toda a motivação.
2. O seu chefe não parece confiar ou dar autonomia a você (62%)
Confiança e autonomia podem mudar as percepções dos funcionários. Quando você mostra confiança, está essencialmente capacitando o funcionário a ter sucesso. Chefes ruins não percebem isso. Eles mandam e controlam, imaginando que o colaborador vai fazer errado ou criar um conflito. Para mudar, você tem de demonstrar para o colaborador que você não tem nenhum problema com falhas pequenas.
3. O seu chefe não parece se preocupar quando você está sobrecarregado (58%)
O chefe está fora do escritório, jogando golfe ou em férias em Orlando. No trabalho, os funcionários estão numa boa. Isso é um problema, porque, de uma perspectiva dos colaboradores, não há um exemplo de como fazer o trabalho, alguém explicando como terminar as tarefas, ou qualquer cobrança do tipo “termine isso antes que o chefe comece a prestar atenção novamente”.
4. O seu chefe não parece defender você no que se refere à sua remuneração (57%)
Uma característica curiosa que aparece no alto da lista (acima de definir as expectativas ou não conseguir uma promoção), não defender um funcionário te coloca na casinha do cachorro. Por que? Assim como nas outras razões do alto do ranking, o funcionário sabe que ele não vai ganhar nenhum crédito (neste caso, financeiramente) pelo trabalho duro. Ele ou ela vai produzir o trabalho, mas não vai ganhar nenhum reconhecimento.
5. O seu chefe contrata e/ou promove as pessoas erradas (56%)
Favoritismo é um outro desmotivador. Um chefe ruim escolhe pessoas que ele ou ela gosta, independentemente do nível de capacidades e habilidades. Chefes ruins não dão feedback honesto a todos os funcionários e não compreendem o que é necessário para realizar um trabalho específico ou tarefa.
6. O seu chefe não te dá apoio quando há uma disputa entre você e um dos clientes da sua empresa (55%)
Todos nós queremos pessoas que nos defendam e um chefe que esteja do nosso lado. Nós também desejamos a verdade no ambiente de trabalho, um entendimento de que foi o seu talento ou a sua atitude que ajudou na conquista de um grande cliente ou fez com que um projeto fosse para frente. Chefes ruins são indivíduos sem muita vontade. Eles não se envolvem no trabalho de apoiar porque isso requer resolver conflitos, requer tempo e esforço, e talvez até mesmo alguma emoção.
7. O seu chefe não fornece direção nas tarefas (54%)
Quando o seu funcionário não sabe o que fazer, isso cria conflito porque, de fato, é por essa razão que as pessoas são contratadas. Todos nós queremos ser necessários, mostrar que nós temos habilidades únicas. Bons chefes sabem como canalizar todas as habilidades e criatividades na direção correta.
8. O seu chefe micro gerencia você e não lhe permite a “liberdade para trabalhar” (53%)
Outro grande assassino da motivação no trabalho é quando o chefe se envolve em detalhes o dia todo. Isso também revela uma falta de empatia, porque o funcionário vê o seu próprio trabalho como simplesmente um pontinho na tela, um código em um manual. Na verdade, há um ser humano realizando o trabalho. Um chefe excepcional reconhece que cada funcionário tem uma necessidade individual e um desejo de trabalhar criativamente e com discrição.
9. O seu chefe foca mais nas suas fraquezas do que nos seus pontos fortes (53%)
Um chefe ruim é como aquele elástico de amarrar dinheiro e que a gente às vezes carrega no pulso. Ele ou ela gosta de pontuar qualquer coisa que esteja errada, principalmente porque a meta é para o chefe aparecer bem na foto. Quando ele ou ela constantemente pontua problemas, é porque o chefe quer assegurar que os superiores dele(a) não vejam nenhuma falha. Bons chefes passam por cima de erros menores e focam no resultado final.
10. O seu chefe não define expectativas claras (52%)
Aparecendo no final da lista (muito mais baixo do que esperado), esta característica de chefes ruins é ainda uma daquelas para se evitar. Significa que o chefe não é um bom comunicador, e o empregado está um pouco perdido no labirinto. Qual é o objetivo aqui? O que significa que o projeto foi um sucesso? Quais são os passos para completer uma tarefa? Quando um empregado não sabe o resultado, ele ou ela vai descambar em um modo de baixa produtividade e apatia.